‘Novembro Azul’ é oportunidade para discutir saúde do homem no HU

03/11/2022 13:57

Rodrigo Lolli reforça mensagem sobre prevenção no Novembro Azul. Foto: Sinval Paulino

Desde 2011, a campanha mundial do Novembro Azul divulga informações sobre a prevenção e o combate ao câncer de próstata. Ainda rodeado de tabus, o câncer de próstata é o segundo câncer mais comum entre homens no mundo, com cerca de 65 mil casos por ano no Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Segundo o urologista do Hospital Universitário Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) Rodrigo Lolli, a campanha é uma grande oportunidade para conscientizar sobre a saúde do homem, estimulando a adoção de hábitos saudáveis, exames médicos periódicos e abandono do tabagismo, além de motivar cuidados gerais com a saúde. “Muitas vezes o paciente procura o urologista em função da campanha de prevenção ao câncer de próstata e acaba tendo oportunidade de realizar avaliação de outras queixas e prevenção de outras doenças”, explica o médico.

Para Rodrigo, um dos diferenciais da campanha é justamente o alcance que ela possui no público masculino, que normalmente cuida menos da própria saúde do que o feminino. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Urologia, o número de atendimentos de adolescentes meninos de 12 a 18 anos no urologista é 18 vezes menor que o de consultas de meninas da mesma faixa etária com o ginecologista.

O HU-UFSC/Ebserh, como hospital público de atenção terciária, tem a missão de fornecer tratamentos de alta complexidade a problemas de saúde já identificados em outras esferas de atendimento do SUS. O próprio tratamento de câncer de próstata poderá ser realizado na unidade. Para saber mais, acesse o site do HU.

Tags: Hospital UniversitárioHUnovembro azulsaúde do homemUFSC