UFSC na mídia: doutoranda participa de programa sobre estética nas redes sociais
A pesquisadora Larisse Louise Pontes Gomes, doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), participou de uma discussão sobre estética nas redes sociais no programa Hiperconectado, apresentado pelo biólogo Atila Iamarino. O episódio foi ao ar no último sábado, 6 de agosto, na TV Cultura, e também está disponível no Youtube.
Larisse falou sobre as redes sociais como um lugar de empoderamento e divulgação de novos corpos e estéticas. Ela citou, como exemplo, o movimento de transição capilar – um processo de abandono de químicas alisadoras e retorno aos cabelos naturais. O movimento ganhou força, principalmente, a partir de mobilizações em redes sociais e, segundo a pesquisadora, tem provocado mudanças políticas no Brasil e no mundo.
“São questões estéticas ligadas ao cabelo, principalmente ao cabelo crespo, e isso é algo muito representativo, muito importante, fundamental para as populações negras, mas é algo que vem impactando as relações sociais de modo geral. (…) Os espaços, como a escola, o ambiente de trabalho, a família, os espaços sociais de modo geral, começam a ter que se repensar para poder também acolher e não discriminar mais pessoas que tenham seus cabelos naturalmente crespos”, afirmou Larisse na entrevista.
Além dela, participaram do programa Jeferson Araújo, o “rei dos filtros”, e o cirurgião Wendell Uguetto. Jeferson falou sobre os filtros, tecnologia que dominou as selfies, e mostrou quais são os padrões estéticos mais buscados nas web. Já Wendell alertou para a correlação entre o aumento de cirurgias plásticas no Brasil e a nossa imagem virtual.