Pesquisa busca identificar desafios para tornar UFSC mais empreendedora e inovadora
Uma pesquisa conduzida pelo Departamento de Engenharia do Conhecimento da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) pretende entender quais são os desafios e problemas percebidos pelos alunos para que a instituição se torne mais empreendedora e inovadora.
Desenvolvida pela professora Clarissa Stefani Teixeira, a ação faz parte da iniciativa Hack the UFSC e tem por objetivo criar projetos para transformar o campus universitário num ambiente melhor e mais inclusivo, contribuindo para o desenvolvimento pessoal e profissional das pessoas.
O Hack the UFSC se pauta em um processo de criação colaborativa denominado placemaking, que instiga os participantes a reimaginar e reinventar a Universidade no tema de inovação e empreendedorismo. Para tanto, foi desenvolvido um formulário que visa identificar os desafios e problemas percebidos pela comunidade acadêmica quanto a estes aspectos.
Os alunos irão trabalhar as dimensões utilizadas pelo Ranking das Universidades Empreendedoras (RUE): Inovação; Cultura empreendedora; Infraestrutura; Capital Financeiro; Internacionalização e Extensão. De acordo com o RUE de 2021, das 126 universidades ranqueadas a UFSC se encontra nas seguintes posições: 120º lugar em Cultura empreendedora; 72º lugar em Infraestrutura; 46º lugar em Inovação; 12º lugar em Internacionalização; 6º lugar em Extensão; 6º lugar em Capital Financeiro; e 11º lugar geral.
> Clique AQUI para acessar o formulário