Espetáculo ‘O Círculo de Giz’ estreia no Teatro Carmen Fossari em 3 de junho
O espetáculo O círculo de giz, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo (GPTN), estreia na próxima sexta-feira, 3 de junho, no Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC). A peça é uma realização do Departamento Artístico Cultural (DAC) e da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte) da UFSC.
As apresentações acontecem de sexta a domingo (dias 3, 4 e 5 de junho), às 20 horas. A entrada é gratuita, e os ingressos serão limitados. O público deverá retirar os ingressos no local, uma hora antes do início do espetáculo.
A montagem da peça O círculo de giz é uma homenagem do GPTN à eterna diretora Carmen Fossari, que estava preparando essa apresentação. Ao dar continuidade ao trabalho da diretora, o grupo reafirma o compromisso com a arte engajada e comprometida com o tempo atual.
Prevenção à covid-19
A atividade respeitará os protocolos sanitários de prevenção à covid-19. Será exigido comprovante de vacinação para entrada no teatro, e uso de máscaras será obrigatório durante todo o espetáculo. Também deverá ser respeitada a distância de uma poltrona entre as pessoas na plateia.
Sobre a peça
O círculo de giz é uma adaptação da obra de Bertolt Brecht O círculo de giz caucasiano, escrita durante o período de exilio do dramaturgo nos EUA, ao final da Segunda Guerra Mundial, em 1944. O texto revolucionário e poético perpassa temas como a disputa pela terra, a saga da criada heroína, o jogo de interesses envolvendo a eleição de um juiz, um casamento por conveniência, herança e maternidade, entre outros, que, pela extrema sutileza e críticas sociais, fazem-se necessários e urgentes.
Duas comunidades que viviam em regime de cooperativas têm suas terras devastadas pelo exército de Hitler, e, ao final da guerra, ambas querem tomar posse de um vale produtivo para reconstruírem suas vidas. Surge, então, a questão que permeia a obra: quem por direito deve possuir a terra?
Um grupo de teatro é chamado para representar uma peça em busca de uma reconciliação, dois narradores passam a contar uma velha lenda ambientada em uma cidade da União Soviética durante a guerra civil. Naquela cidade, o governador é morto durante uma rebelião, e toda sua comitiva precisa fugir, inclusive a nobre viúva que, na correria, esquece o filho pequeno. Uma jovem criada apieda-se da criança abandonada e, para protegê-lo, assume sua maternidade aventurando-se pelas montanhas.
Passados alguns anos e a crise, a nobre retorna para reivindicar a posse do filho e da herança. O caso será julgado por um juiz, que, eleito pelo povo, lida com as questões da justiça de forma bastante particular. De acordo com suas convicções, para resolver a disputa entre a nobre e a criada, ordena que façam um círculo de giz no chão e que coloquem o menino ao centro, posicionando-o entre as duas mulheres. Cada uma deverá segura-lo por um braço, puxando-o para fora do círculo, quem conseguir será por direito sua verdadeira mãe.
Elenco:
Adriano De Brito; Ana Paula Lemos Souza; Antonieta Merces; Bruno Rodrigues Leite; Carolina Simas; Clycie Damo Bertoli; Gerlaine Silva; Jaime Monte; Luccas Gabriel Rau Oliva; Marcelo Cipriani; Márcio Sérgio Tessmann; Mariana Lapolli; Muriel Martins; Nei Lapolli Leite; Nei Perin; Roberto Moura; Sergio Murilo Bessa; Tânia Krueger; Valdir Silva.
Ficha Técnica:
Adaptação do texto e direção: Ivana Fossari
Figurino: Dé Beirão
Iluminação: Luciano Bueno
Sonoplastia: Sergio Bessa
Confecção objetos de cena: Nei Perin e Ivana Fossari
Cenário: Márcio Tessmann
Montagem slides: Adriano de Brito
Duração: 60 min.
Realização: DAC/Secarte/UFSC
Serviço:
O quê: apresentação do espetáculo teatral O círculo de giz, com o Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC.
Quando: dias 3, 4 e 5 de junho (sexta, sábado e domingo), às 20h.
Onde: Teatro Carmen Fossari (ao lado da Igrejinha da UFSC).
Quanto: gratuito. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da apresentação.
Classificação: 14 anos
Contato: Departamento Artístico Cultural (DAC) | Campus da UFSC – Trindade
Fone: (48) 3721-6493 | dac.ufsc.br