UFSC recebe homenagem da Prefeitura Municipal de Florianópolis por parceria no combate à pandemia

20/05/2022 11:37

Aureo Moraes, Topázio Neto e Felipa Amadigi (Foto: Cristiano Andujar/ Prefeitura Municipal de Florianópolis)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e outras nove empresas e instituições que foram parceiras da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis durante o processo de vacinação e combate à pandemia de Covid-19 foram homenageadas na última quinta-feira, 19 de maio. Os agraciados cederam seus espaços, para que os profissionais da saúde municipal pudessem fazer a aplicação das vacinas e testes, com mais conforto e segurança para a população.

No caso da UFSC, além de espaço físico, atuaram na vacinação professores e estudantes, por meio do projeto de extensão Imuniza Floripa. Servidores técnico-administrativos também colaboraram, a exemplo da equipe de infraestrutura da Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC), que fez instalações específicas para dotar os pontos de vacinação de redes sem fio.

Florianópolis ganhou destaque durante a pandemia, sendo apontada após pesquisa do Instituto Votorantim como a capital brasileira mais eficiente no combate à pandemia, a partir de índices que se baseiam no número de mortes e medidas tomadas pelos gestores públicos. Florianópolis também é a capital mais vacinada do Brasil, com índice de 94,68% de vacinação da população com esquema vacinal completo. A organização do evento lembrou, ainda, de esforços como o “Vacinaço”, realizado em 6 de julho de 2021, quando se vacinou 4% da população da cidade, ou 18.669 pessoas, num período de 18h. A UFSC contribuiu nesses esforços, cedendo seu espaço físico para vacinação e testagem, e com o projeto Imuniza Floripa oferecendo mais de 60 vacinadores, a maioria do curso de Enfermagem. Os postos vacinação na UFSC continuam ativos no prédio da Secretaria de Educação a Distância (Sead).

Dentre as autoridades municipais presentes, o prefeito Topázio Neto e o secretário de Saúde, Dr. Paraná conduziram a homenagem, juntamente com o secretário-adjunto de Saúde Luciano Formighieri. Compuseram a mesa, também, os vereadores Diácono Ricardo e Bericó, a enfermeira Sandra Regina da Costa, representando o Conselho Regional de Enfermagem (Coren-SC) e o chefe de Gabinete da Reitoria da UFSC, Aureo Moraes, que representou o reitor e a vice-reitora na solenidade e foi convidado a compor a mesa e a fazer uso da palavra em nome de todos os homenageados. A professora Felipa Amadigi, do Departamento de Enfermagem que atuou como coordenadora do projeto Imuniza Floripa também participou do evento. A Agência de Comunicação da Universidade foi representada por sua diretora, Mayra Cajueiro Warren.

Aureo Moraes lembrou do engajamento das diferentes instituições e empresas homenageadas, e salientou o simbolismo presente na unidade de diferentes atores em uma causa unânime e coletiva pela preservação da vida. “Todos aqui presentes enfrentaram dificuldades, problemas para administrar no âmbito de suas atividades, mas colocou, acima de qualquer ação, a preservação de vidas”, ressaltou. Aureo citou o ofício encaminhado pelo reitor Ubaldo Cesar Balthazar, ainda em março de 2020, que colocava a estrutura da UFSC à disposição do Estado de Santa Catarina e das prefeituras onde a Universidade tem campi. “No que precisarem, estaremos sempre à disposição”, frisou.

O secretário de Saúde do município, Dr. Paraná, que é docente da UFSC e foi diretor do Hospital Universitário, lembrou de cada interação com as instituições homenageadas, e como foram fundamentais que a cidade de Florianópolis pudesse conquistar indicadores positivos na pandemia. Sobre a UFSC, Paraná contou sobre o início da vacinação no prédio da Sead, e lembrou de um momento quando o próprio chefe de Gabinete da UFSC ajudou , carregando as divisórias e materiais para a montagem dos ambientes. “A UFSC não cedeu apenas o espaço, como também as pessoas, com o curso de Enfermagem ajudando a cidade a vacinar, a Sead com o espaço que abrigou testagem, abrigou vacina e foi o local de referência para vacinar as crianças”, disse Paraná.

O prefeito Topázio Neto enfatizou o espírito público e citou, ainda sobre a UFSC, a cessão de equipamentos para a área de frio, para armazenamento de vacinas. “É um reconhecimento, uma pequena retribuição ao que todos vocês fizeram pela cidade”, salientou.

A enfermeira Sandra Regina da Costa foi homenageada pela Secretaria Municipal por ter sido coordenadora do Plano Municipal de Vacinação. Ela aposentou-se da PMF no final de 2021.

Foram também homenageados a Universidade para o Desenvolvimento de Santa Catarina (Udesc), o Floripa Airport, o Avaí Futebol Clube, o Figueirense Futebol Clube, o Floripa Shopping, a Paróquia de Canasvieiras, a Polícia Militar Rodoviária – SC 401, a Santur/Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira.

 

Conheça o Imuniza Floripa

Imuniza Floripa: curso de Enfermagem da UFSC engaja-se na vacinação contra a Covid-19

Tags: #TodosPelasVacinascoronavírusDepartamento de Enfermagemgestão coronavírusimuniza floripaPrefeitura Municipal de Florianópolissecretaria municipal de SaúdeUFSCUniversidade Federal de Santa Catarinavacinação covid-19