Pesquisadores do Campus Araranguá recebem premiação em simpósio internacional de fisioterapia

06/05/2022 13:05

Professoras do curso de Fisioterapia e alunas vinculadas aos laboratórios de pesquisa no XX SIFR. Foto: Divulgação

Pesquisadores do Campus Araranguá da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) foram premiados no XX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (SIFR), realizado entre os dias 27 e 30 de abril. As professoras Cristiane Aparecida Moran, Daiana Cristine Bündchen, Danielle Soares Rocha Vieira, Lívia Arcêncio do Amaral e Ione Jayce Ceola Schneider, bem como alunos de graduação e pós-graduação vinculados aos laboratórios de pesquisa das docentes participaram do evento.

Ao todo, foram apresentados 17 trabalhos em diferentes modalidades. Três deles foram selecionados para premiação dentre mais de 900 que foram submetidos (ver lista abaixo). Os trabalhos apresentados foram realizados em parceria com laboratórios de pesquisa da UFSC – Laboratório de Biologia do Exercício (Labioex), Laboratório de Avaliação e Reabilitação do Aparelho Locomotor (Laral), Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Saúde (Nupeds), e Laprem – e de outras universidades – Nureab/Udesc e IP/USP –, além das instituições Hospital Regional de Araranguá Affonso Ghizzo e Instituto Maria Schmitt.

Professoras Ione Jayce Ceola Schneider, Cristiane Aparecida Moran, Daiana Cristine Bündchen, Danielle Soares Rocha Vieira e Lívia Arcêncio do Amaral (da esquerda para direita). Foto: Divulgação

As pesquisas foram desenvolvidas no âmbito do curso de graduação em Fisioterapia e nos Programas de Pós-graduação em Ciências da Reabilitação (PPGCR) e em Neurociências (PPGNeuro). Foram financiadas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

> Confira os trabalhos premiados:

Impacto de um programa de reabilitação cardiopulmonar sobre os sintomas de ansiedade e depressão de indivíduos com sintomas persistentes da COVID-19: resultados preliminares
1º lugar na Categoria Pôster Moderado, área Sociedade Latinoamericana de Cuidados Respiratórios (SOLACUR)
Autores: Danielle Soares Rocha Vieira; Maiqueli Arpini; Maria Cristine Campos; Caroline Joaquim de Jesus; Ione Jayce Ceola Schneider; Livia Arcencio do Amaral; Aderbal Silva Aguiar Junior

O nível de mobilidade é um fator de risco para óbito em indivíduos hospitalizados devido à COVID-19?
5º lugar na Categoria Pôster Temático, área Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto
Autores: Mariana Alves Freitas; Joice de Abreu Brandolfi; Maria Teresa Corso; Ione Jayce Ceola Schneider; Angelica Cristiane Ovando; Danielle Soares Rocha Vieira; Livia Arcencio do Amaral

A pressão arterial está associada com os diferentes tipos de comportamento sedentário em adolescentes?
3º lugar na Categoria Pôster Temático, área Fisioterapia Neonatal e Pediátrica.
Autores: Maria Eduarda da Costa; Susana da Costa Aguiar; Maria Cristine Campos; Viviane de Menezes Caceres; Ione Jayce Ceola Schneider; Danielle Soares Rocha Vieira

Tags: Campus AraranguáfisioterapiaSimpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva (SIFR)UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina