Alterações de trânsito na UFSC chegam à terceira semana com novos ajustes

16/05/2022 15:36

Rua Roberto Sampaio Gonzaga recebeu pintura com acesso exclusivo e sinalização de velocidade, estacionamento, e configuração de trânsito. (Foto: Divulgação/Agecom/UFSC

As mudanças de trânsito na região central do Campus Reitor João David Ferreira Lima (Trindade) da UFSC entram na terceira semana com a previsão de novos ajustes para assegurar a consolidação das medidas. As alterações viabilizaram a criação de um corredor exclusivo para a linha UFSC Semidireto, além de sinalização vertical e horizontal para a humanização do trânsito, com preferência a pedestres, ciclistas e usuários do transporte coletivo.

As novas alterações implementadas na última semana incluíram pintura da via, demarcando o trânsito restrito a ônibus, além de espaço ampliado para pedestres. Também foi delimitado com cercamento provisório um espaço de estacionamento para favorecer o acesso à agência dos Correios e Centro de Convivência, com entrada pela Carvoeira. Essas vagas serão sinalizadas nos próximos dias e serão vagas rotativas, com permanência máxima de 15 minutos.

Apesar da sinalização e das primeiras duas semanas com a presença integral de profissionais de segurança para a orientação dos motoristas, ainda é frequente a circulação de carros e motos nas áreas restritas a ônibus. A Guarda Municipal de Florianópolis (GMF) é a responsável pela fiscalização e já aplicou notificações e multas no local.

Faixa amplia espaço para pedestres. A iniciativa é de “traffic calming” e foi aplicada em frente à Reitoria da UFSC. (Foto: Divulgação/Agecom/UFSC

“Observamos que gradualmente está havendo a adesão, apesar de uma minoria que insiste em burlar as restrições. A UFSC conta com o apoio da Guarda Municipal para notificar os motoristas, e seguimos pedindo a colaboração e confiando no bom senso da comunidade”, ressalta o chefe de Gabinete da Reitoria, Aureo Moraes.

Segundo o gestor, a UFSC irá formalizar a parceria com a Prefeitura Municipal de Florianópolis por meio de um Termo de Cooperação. “A assinatura de um termo formal possibilitará ampliar e avançar na alteração do modal preferencial de circulação e integração do campus universitário com a cidade. Acreditamos nesse investimento, e já vemos resultados positivos com mais pedestres e ciclistas circulando com segurança pelo campus”, sinalizou Aureo.

O Departamento de Projetos de Arquitetura e Engenharia (DPAE/Seoma/UFSC) e a Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU/PMF) trabalham nas próximas mudanças, inclusive trechos que necessitam de recapeamento asfáltico, marcação de vagas de carga e descarga e instalação de abrigo no novo ponto de ônibus exclusivo para o UFSC Semidireto, entre outros.

Fluxo de veículos

Barreira separa espaço para estacionamento rotativo próximo ao Centro de Convivência. A seção receberá sinalização horizontal e vertical nos próximos dias. (Foto: Divulgação/Agecom/UFSC

Uma das preocupações do DPAE e da Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC é demonstrar à comunidade universitária como deve ser o fluxo de carros de passeio e motos pela área central do campus: De segunda a sexta-feira, as entradas de veículos leves serão até as rótulas, localizadas nas ruas Roberto Sampaio Gonzaga e Eng. Agr. Andrei Cristian Ferreira. Nos sábados, domingos e feriados, haverá a abertura da Rua Eng. Agr. Andrei Cristian Ferreira nos dois sentidos, e interdição da Rua Roberto Sampaio Gonzaga na área em frente à Reitoria. O acesso se dará unicamente pela rótula da Trindade, junto à Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Para acessar o Centro de Desportos (CDS), por exemplo, os veículos deverão utilizar o estacionamento ao lado do CSE e, para retornar, o mesmo percurso, já que a via em frente à praça da Cidadania permanecerá bloqueada para carros de passeio e motos.

“Iremos orientar as unidades administrativas e acadêmicas sobre o fluxo de veículos e solicitar que se oriente os usuários e os fornecedores das lanchonetes, livrarias, etc. Temos locais para carga e descarga e iremos ampliar com mais vagas de estacionamento rotativo na lateral do Centro de Convivência. As unidades devem buscar programar suas entregas, junto aos prestadores de serviço, para que sejam utilizados os acessos adequados”, complementou Aureo Moraes.

Tags: corredor de ônibusDPAEPMFtransporte coletivoUFSCUFSC semidiretoUniversidade Federal de Santa Catarina