Tendência de queda da Covid-19 é confirmada em fevereiro, aponta boletim do Necat
O Núcleo de Estudo de Economia Catarinense (Necat) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) publicou, no dia 28 de fevereiro, a 87ª edição do boletim sobre a Covid-19 em Santa Catarina. A publicação traz que, ao final de fevereiro, 1.615.073 pessoas já haviam sido contaminadas pelo coronavírus no estado, com 172.562 pessoas tendo contraído a doença nos dois primeiros meses de 2022. Do total de contaminados, 21.368 pessoas morreram.
Diante destes números, Santa Catarina passou a ocupar o 4º lugar no ranking nacional dentre os estados com o maior número de registros da doença a cada 100 mil habitantes e, em termos absolutos, o 6º estado como maior número de casos e o 9º estado com maior número de óbitos.
A mais recente edição do boletim conclui que os dois primeiros meses do ano de 2022 foram marcados pela elevada expansão da Covid-19 em Santa Catarina, provocada pela nova variante, a Ômicron. O contágio causou um forte recrudescimento da pandemia em todas as regiões do estado no mês de janeiro, processo que entrou em desaceleração a partir da segunda quinzena de fevereiro de 2022.
“Por um lado, os casos voltaram a cair ao final de fevereiro/22, invertendo o forte crescimento registrado no mês anterior, mesmo que 172 mil pessoas tenham sido contaminadas no segundo mês do corrente ano, número que é bem inferior às 198 mil pessoas foram contaminadas no mês anterior. Por outro, os casos ativos, que haviam batido recorde ao final de janeiro/22 (em 29.01.22 se atingiu o pico máximo com mais de 80 mil pessoas positivadas ao mesmo tempo), caíram fortemente no mês considerado, sendo que em 28.02.2022 se encontravam no patamar de 19 mil”, descreve o boletim.
Para ler o documento na íntegra, clique aqui, ou acesse a aba Boletins na página do NECAT.