Mesa-redonda ‘Profissão: poeta’ discute como viver da arte

14/03/2022 16:16

O Programa de Educação Tutorial (PET) Letras da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realiza, na próxima segunda-feira, 21 de março, a mesa-redonda Profissão: poeta, com a participação de Sérgio Medeiros e Telma Scherer. A atividade ocorre pela plataforma Conferência Web, a partir das 17h, terá tradução para Libras e dá direito a certificado de duas horas. As inscrições devem ser feitas pelo site inscricoes.ufsc.br/mesaredondapoeta até a data do evento.

A proposta é debater como viver exclusivamente da arte. “Não importa gênero, etnia, nacionalidade, profissão ou qualquer outro aspecto, quem se relaciona com a poesia, possui a arte em seu DNA. Esse evento é para você  que realiza manifestações artísticas ou que possui a vontade de se expressar para o mundo, mas ainda não sabe muito bem por onde começar”, informa o resumo elaborado pelos organizadores. 

Conheça os participantes:

Sérgio Medeiros é professor titular do Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, pesquisador do CNPq, tradutor, ensaísta e poeta. Ganhou o Prêmio Literário Biblioteca Nacional em 2017, na categoria Poesia com o livro “A idolatria poética ou a febre de imagens” e também foi finalista do Prêmio Jabuti em 2008 com a obra “Popol Vuh”. Publicou várias traduções e cinco livros de poesia, foi finalista do prêmio Jabuti em 2010 e semifinalista do prêmio Portugal Telecom no mesmo ano. A editora norte-americana Uno Press publicou, em New Orleans, nos Estados Unidos, uma tradução completa de seu livro “O Sexo Vegetal”. 

Telma Scherer é professora titular no Departamento de Língua e Literatura Vernáculas da UFSC, na área de Literatura Brasileira, além de poeta, performer, ministrante de oficinas e artista visual. Já publicou inúmeros livros, como o romance “Lugares ogros” (Caiaponte), o híbrido “Entre o vento e o peso da página” (Medusa), e cinco livros de poesia, entre eles “Rumor da casa” (7 Letras), “Depois da água” (Nave) e “Squirt” (Terra Redonda), este último, foi semifinalista do prêmio Oceanos.

Tags: literaturamesa-redondapet letraspoesiaUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina