Coordenadoria prepara materiais pelo Dia Internacional do Combate à Discriminação Racial
No dia 21 de março, é celebrado o Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial. A data foi escolhida pela ONU após o Massacre de Shaperville em 1962, em que tropas do exército da África do Sul atiraram contra uma manifestação pacífica em protesto contra a lei do passe, que proibia a circulação de pessoas negras em certos locais da cidade, marcada pelo Apartheid.
A data é um marco na luta da comunidade negra contra o racismo estrutural e a discriminação no Brasil, recordando os anos de atuação do movimento negro brasileiro que obteve importantes conquistas e lutas pela inclusão de pautas fundamentais na Assembleia Nacional Constituinte.
Para marcar a data, a Coordenadoria de Relações Étnico Raciais e Mobilidade Social (Coema) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), preparou um texto em que explica o que é a discriminação racial, a diferença entre esse conceito e os de preconceito e racismo. Também aborda medidas para o combate à discriminação e a importância de “continuar debatendo e denunciando preconceitos, com medidas antirracistas, para que, enfim, a representatividade conquiste o reconhecimento da identidade e reforce o direito de igualdade”. Ao final do material, é indicada, ainda, uma série de vídeos para quem quiser entender melhor o assunto.
Na data, também foi ao ar o episódio “Discriminação racial e a saúde do paciente” da série de podcasts “Pausa pro Café”, que contou com a participação da secretária de Ações Afirmativas e Diversidades da UFSC, Francis Tourinho. Produzido pela Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente (Sobrasp) o podcast está disponível nas plataformas Spotify, Pocket Casts, Google Podcasts e Anchor.
Leia o texto da Coema na íntegra: 21 de Março: Dia Internacional do Combate a Discriminação Racial.