Nota de Pesar: falece Erni Seibel, professor aposentado do CFH

08/02/2022 09:40

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor aposentado do Departamento de Sociologia e Ciência Política do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH), Erni José Seibel, aos 70 anos. Ele faleceu em sua casa, na Praia do Campeche, em Florianópolis, em decorrência de sequelas da Covid-19. Seibel também fazia tratamento contra um câncer.

Seibel ingressou como docente na UFSC em 1978 e aposentou-se em 2009, após mais de 30 anos de serviço. Depois de sua aposentadoria, seguiu atuando como voluntário junto ao departamento e ao Núcleo Interdisciplinar em Políticas Públicas (NIPP), fundado por ele.

Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1975) fez mestrado em Administração também pela UFRGS, o qual concluiu no mesmo ano em que ingressou como docente na UFSC, em 1978. Inicialmente o professor Seibel lecionou no Departamento de Ciências da Administração, e em 1993, quando concluiu seu doutorado em Ciência Politica na Freie Universität Berlin, passou a lecionar no Departamento de Sociologia e Ciência Política da UFSC. Sua área de pesquisa foi a Administração, com ênfase em organizações públicas, políticas públicas, administração pública, cultura política e indicadores sociais.

Além de professor e pesquisador, Erni Seibel era artista. Era escultor e artista plástico digital, expunha seus trabalhos na internet e em exposições. A última delas, anunciada em suas redes sociais, ocorreu em outubro de 2021.

Apresentação do professor Erni Seibel em evento na UFSC em 2017. Foto: Pipo Quint/Agecom

O CFH e o Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Ciência Política assinam nota em homenagem ao professor Seibel, na qual lembram a contribuição do docente com a criação do NIPP, núcleo que “congregou pesquisadores de diversas áreas e que hoje é uma referência em estudos na área, sobretudo em temas como violência, segurança e gestão de políticas públicas”. A nota reforça uma característica marcante do professor: “Acima de tudo, Seibel era uma pessoa apaixonada pela Universidade, sempre muito querido por colegas e alunos”.

Seu amigo, aluno e colega de Departamento, o professor Itamar Aguiar, lembrou o perfil combativo de Seibel, e o definiu como um “crítico contumaz, desafiava as convenções e lutava pelos direitos das mulheres e minorias”. Segundo Itamar, Seibel era uma “pessoa muito querida e de uma extraordinária generosidade. Sabia como ninguém enfrentar os reacionários e conservadores. NUNCA se furtava a luta. Enfrentava todo debate com galhardia. De um humor fino; desarmava seus desafetos com uma piada e sorriso largo, que devolvia nos corredores”. E conclui: “Difícil conter as lágrimas enquanto escrevo. Mas a sua gargalhada ainda ecoa. Essa é a lembrança que fica. Vai em paz grande mestre. Por quem os sinos dobram? Os sinos dobram por ti, Seibel”.

A despedida ao professor Seibel ocorre na Capela A, Cemitério do Itacorubi das 15h às 20h nesta terça-feira, 8 de fevereiro. Após o velório, haverá uma cerimônia de cremação.

A UFSC e sua comunidade de estudantes, egressos, técnicos, professores manifesta sua tristeza e solidariedade neste momento de dor, aos amigos, colegas e familiares do professor Seibel.

Leia o obituário publicado na Folha de S. Paulo

Confira também a homenagem da Secretaria de Cultura e Arte da UFSC (SeCArte), que destacou as obras do professor Erni José Seibel expostas na 30ª Mostra de Artes Visuais de Servidores da UFSC – Edição Virtual 2021.

Tags: CFHcoronavírusCovid-19Nota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina