SeTIC traz orientações para gravação de atividades com fim da funcionalidade no pacote Google disponível para UFSC

31/01/2022 13:58

A Superintendência de Governança Eletrônica e Tecnologia da Informação e Comunicação (SeTIC) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunicou que os usuários do pacote Google que a UFSC utiliza não terão mais disponíveis alguns itens a partir de janeiro de 2022, dentre os quais a gravação de videoconferências. Segundo a SeTIC, a UFSC continua dispondo da solução da Google, mas sem a possibilidade de gravação.

Assim, com o fim da funcionalidade de gravação disponibilizada pela ferramenta Google Meet, a Universidade recomenda que todas as atividades que necessitam de gravação (aulas, reuniões, defesas, etc.) passem a utilizar o recurso disponível pela RNP, ou seja, a Conferência Web e sua integração com o Moodle.

Para utilização desse serviço, a SeTIC apresenta informações em seu Catálogo de Serviços e destaca que a gravação é liberada por padrão na integração com o Moodle, dispensando qualquer liberação de permissão. “Caso, mesmo assim, a preferência seja pelo uso da plataforma Google Meet, faz-se necessário a utilização de outra ferramenta para gravação dos eventos. Existem diversas ferramentas disponíveis, e cada usuário pode optar pela que melhor atenda aos seus objetivos”, orientou a Superintendência em comunicado nesta segunda-feira, 31 de janeiro.

Os atendimentos relacionados à plataforma Conferência Web devem ser direcionados ao e-mail atendimento@rnp.br. Dúvidas e demais atendimentos sobre serviços da SeTIC podem ser encaminhados via Portal de Chamados da SeTIC.

> Leia a íntegra do comunicado:

Orientações para gravações de aulas e reuniões

Ao longo desses dois anos de trabalho e ensino remoto as instituições foram forçadas a se reinventarem para poder continuar com a excelência dos serviços ofertados, mesmo com a mudança repentina na forma de trabalho. Nesse contexto, a tecnologia, dentre elas as ferramentas de videoconferência, tiveram papel fundamental.

No caso da UFSC, desde antes da pandemia já dispúnhamos de plataforma de vídeo, utilizada principalmente em defesas de teses e dissertações, a qual era desenvolvida pela RNP. Porém, no início, com o aumento repentino da demanda pela solução por instituições de todo o Brasil, tal plataforma enfrentou alguns problemas de instabilidade. Portanto, como uma alternativa, a UFSC assinou acordo de parceria com a Google e passou a dispor também da solução Google Meet e, em conjunto, as soluções ofertaram as condições para que nossas atividades fossem exercidas com a qualidade que é nossa marca reconhecida.

Ao longo do último ano a Google informou todos os usuários do pacote do qual a UFSC dispõe que alguns itens não estariam mais disponíveis a partir de janeiro de 2022, dentre os quais destaca-se a gravação das videoconferências. A UFSC continua dispondo da solução da Google, mas sem a possibilidade de gravação.

Assim, com o fim da funcionalidade de gravação disponibilizada pela ferramenta Google Meet, a UFSC recomenda que todas as atividades que necessitam de gravação (aulas, reuniões, defesas, etc.), passem a utilizar a ferramenta disponibilizada pela RNP, ou seja, a Conferência Web e sua integração com o Moodle. Isso porque esta plataforma passou por muitas melhorias ao longo desses dois anos e hoje consegue suportar as demandas da nossa instituição.

Para utilização desse serviço, a SeTIC disponibiliza informações em seu Catálogo de Serviços. Destaca-se que a gravação é liberada por padrão na integração com o Moodle, dispensando qualquer liberação de permissão.

Caso, mesmo assim, a preferência seja pelo uso da plataforma Google Meet, faz-se necessário a utilização de outra ferramenta para gravação dos eventos. Existem diversas ferramentas disponíveis, e cada usuário pode optar pela que melhor atenda aos seus objetivos.

O LED/UFSC compilou um material completo sobre diversas ferramentas de apoio ao ensino remoto, no qual você encontra as principais características do software, vantagens e desvantagens, além de um vídeo com a etapa de inserção de cenas e fontes na ferramenta.

Atendimentos relacionados à plataforma Conferência Web devem ser direcionados ao e-mail atendimento@rnp.br. Dúvidas e demais atendimentos sobre serviços da SeTIC podem ser encaminhados via Portal de Chamados da SeTIC.

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