Egresso da UFSC é selecionado em projeto europeu de formação de lideranças para a Indústria 4.0

Thiago Linhares Fernandes desenvolverá seu doutorado na Universidade de Pádua, na Itália. Foto: divulgação
O estudante Thiago Linhares Fernandes, egresso dos cursos de graduação e mestrado em Engenharia Mecânica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi um dos 15 jovens pesquisadores selecionados no mundo para participar do xCTing Project, uma iniciativa acadêmico-industrial europeia voltada à formação de engenheiros para a inovação. O projeto é financiado pelo Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA), programa de referência da União Europeia para doutorado e pós-doutorado, que investe em pesquisadores de excelência e promove cooperações em pesquisa e inovação.
O projeto xCTing tem como objetivo formar lideranças que apoiem a transição da metrologia da tomografia computadorizada para uma tecnologia de garantia da qualidade exigida em ambientes da Indústria 4.0. Os selecionados atuarão em um consórcio que abrange oito universidades e seis indústrias da União Europeia.
Thiago ingressou na graduação em Engenharia Mecânica no segundo semestre de 2012 por meio da Política de Ações Afirmativas para alunos oriundos de escolas públicas. Em 2018, graduou-se e ingressou imediatamente no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica, tendo defendido sua dissertação de forma remota em dezembro de 2020. Tanto na graduação quanto no mestrado, foi orientado pelos professores Gustavo Daniel Donatelli e Crhistian Raffaelo Baldo. Sua pesquisa de doutorado será desenvolvida na Universidade de Pádua, na Itália, sob supervisão do professor Simone Carmignato, no subprojeto Enabling Industry 4.0 by fast and accurate CT metrology.