Congresso Internacional Roa Bastos reúne conferências, mesas-redondas, filmes, dança e literatura
O Núcleo de Estudos de Literatura, Oralidades e Outras Linguagens (Nelool) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove na próxima semana, de 23 a 26 de novembro, o X Congresso Internacional Roa Bastos. Com o tema Repertórios ancestrais, saberes e práticas contemporâneas, o evento tem a proposta de trazer reflexões sobre arte e política em tempos de pandemia e caos social e promover discussões sobre descolonização epistemológica, buscando enunciações historicamente silenciadas. A programação envolve conferências, mesas-redondas e atividades artísticas e culturais e pode ser acompanhada pelo canal do Nelool no Youtube.
O encontro tem início na tarde de terça-feira (23) com a conferência da poeta indígena Márcia Wayna Kambeba, seguida pela entrevista com o escritor mapuche Elicura Chihuailaf (Prêmio Nacional de Literatura do Chile em 2020). Entre os destaques da programação estão, ainda, as participações da escritora e ativista Helena Silvestre (indicada ao Prêmio Jabuti 2020) e da poeta paraguaia Susy Delgado, o sarau de leituras poéticas com mulheres latino-americanas e a exibição do filme Jovens guarani e Kunhangue Reko, acompanhada de um debate com Alfredo Maney e Eliézer Antunes, membros do projeto Valorizando o Audiovisual indígena na UFSC.
O espetáculo A reminiscência dos tambores do corpo, com o bailarino e coreógrafo Daniel Amaro, encerra a programação na noite de sexta-feira (26). Produzido em 2010, em comemoração aos 10 anos de aniversário da Cia. de Dança Afro Daniel Amaro, o espetáculo aborda a retirada dos negros da África até a contemporaneidade brasileira e agrega movimentos que evocam a dança, os ritmos e a religiosidade da cultura africana, demonstrando a mescla cultural existente entre a África e o Brasil, além da reconstrução da identidade baseada na crença e na fé.
Congresso Internacional Roa Bastos
O Congresso Internacional Roa Bastos nasceu em 2006 como uma homenagem ao escritor paraguaio Augusto Roa Bastos, após um ano de sua morte, e foi se convertendo em referência no Brasil e no exterior como fonte de intercâmbios de pesquisas relacionadas ao autor e à literatura latino-americana. A figura de Roa Bastos, que perambulou não só por diferentes países como por diferentes linguagens, áreas e gêneros literários, tornou-se pano de fundo para as pesquisas apresentadas nas diferentes edições do congresso.
Programação:
13h45: Abertura – coordenação do evento
14h: Conferência de abertura: Márcia Kambeba (Indígena Kambeba, mestre em Geografia, ouvidora do Município de Belém, doutoranda em Letras. Escritora, poeta, compositora, palestrante, ativista)
Mediação: Eleonora Frenkel (DLLE/UFSC)
16h: Entrevista com Elicura Chihuailaf (Escritor, poeta e oralitor Mapuche. Vencedor do Prêmio Nacional de Literatura de Chile, em 2020)
Mediação: Alai Diniz (UFSC/UNIOESTE), Diana Araújo Pereira (PPGIELA/UNIOESTE) e Giane Lessa (PPGIELA/UNIOESTE)
17h30: Mesa-redonda: Estéticas afro-ameríndias, resistência cultural e ativismo político
Palestrantes:
Marcos Antônio Alexandre (FAL/UFMG; coordenador do Centro de Estudos Africanos, do Núcleo de Estudos Interdisciplinares da Alteridade (NEIA) e do Projeto de Extensão Literatura Afro-brasileira em Foco (PROEX – CENEX/FALE); subcoordenador do Programa de Extensão Letras e Textos em Ação)
Helena Silvestre (Escritora, ativista, editora da Revista Amazonas. Indicada ao Prêmio Jabuti 2020)
Mediação: Carla Dameane (PPGLitCul/UFBA)
19h30: Lançamento de livro: Poéticas do corpo (Florianópolis: Letras Contemporâneas, 2020)
Participantes: Cynthia Valente (org.); Maria de Fátima de Souza Moretti (Sassá); Lilibeth J. Zambrano; José Carlos Mariano do Carmo; Maria Isabel Teixeira Brisolara; Mariana César Coral; Emílio Rivera; Carlos Silva.
Quarta-feira, 24 de novembro
9h: Sessão de comunicações
14h: Mesa-Redonda: Leituras contemporâneas de Las culturas condenadas, de Augusto Roa Bastos
Palestrantes:
Maria Nazaré Cavalcanti de Souza (UFAC): Sobre culturas condenadas na expressão literária amazônica
Carmen Luna Sellés (UVIGO): Roa Bastos y la construcción de una literatura nacional.
Damaris Pereira Santana Lima (UFMS): Un pensamiento otro en Augusto Roa Bastos.
Valdir Olivo Júnior (UNICENTRO-Irati): Augusto Roa Bastos: sobrevivências.
Raquel Custódio (IFC-São Bento do Sul): As imagens condenadas.
Mediação: Valdir Olivo Júnior (UNICENTRO-Irati)
16h: Lançamento de livro: O Movimento Indígena no Brasil: da tutela ao protagonismo (1974-1988) (Foz do Iguaçu: EDUNILA, 2021)
Participantes: Clovis Brighenti (org); Egon Heck (org); Osmarina de Oliveira.
19h30: Exibição de filmes: Jovens guarani e Kunhangue Reko
Debate com Alfredo Manevy e Eliezer Antunes (CINEMA/UFSC – Valorizando o audiovisual indígena na UFSC)
Mediação: Eleonora Frenkel (DLLE/UFSC)
Quinta-feira, 25 de novembro
9h: Sessão de comunicações
14h: Mesa redonda: Poéticas e repertórios em diálogo intercultural
Palestrantes:
Rocco Carbone (Universidad Nacional de General Sarmiento-UNGS-Argentina): Tempestalias: Shakespeare, Césaire y Pachelo. Hacia Una tempestad feminista.
Antonio Donizeti da Cruz (UNIOESTE): Imagens poéticas, Interculturalidade e Presença em Narlan Matos.
José Gregorio Vásquez (ULA-Mérida-Venezuela): Juan Calzadilla y su condición urbana: La secreta medianía de una poética.
Lilibeth Zambrano (ULA-Mérida-Venezuela): Entre secretos y encantos. Poética del cuerpo y poesía en escena en Awas (2014), creación colectiva de Rosa Chávez y Camilla Camerlengo.
Mediação: Eleonora Frenkel (DLLE/UFSC)
16h: Lançamento de livro: La violencia en el continente americano desde el río Bravo a las Malvinas: ¿Una semilla latente? (Madrid e Frankfurt: Iberoamericana Vervuert, 2021)
Participantes: Lilibeth Zambrano; Alai Diniz.
Mediação: Gabriela Rivera Rodriguez (org.)
17h30: Diálogos: Troca de experiência de leituras
Participantes: Katherine Veiss, Ana Julia Sanock e Gabriel da Silva Gomes (IFC-São Bento do Sul)
Mediação: Raquel Custódio (IFC-São Bento do Sul)
19h30: Leituras poéticas – mulheres latino-americanas
Apresentação da coleção Alfabeto del Mundo (La Castalia-Línea Imaginaria Ediciones, Venezuela-Equador)
Convidadas: Claudia Berrueto – México; Aleyda Quevedo – Equador; Lucía Estrada – Colombia; Ana Lafferranderie – Uru-Arg; Susana Reyes – El Salvador.
Sexta-feira, 26 de novembro
9h: Diálogos: Saberes do corpo e da dança
Convidado: Daniel Amaro (Cia. Dança Afro Daniel Amaro/Pelotas-RS)
Debatedora: Izabela Fernandes (PPGL/UNIOESTE)
10h: Mesa-Redonda: Poéticas sob suspeita
Palestrantes:
Gabriela Rivera Rodríguez (UVIGO): Una oposición “bajo sospecha”. La Murga uruguaya en un gobierno de izquierda.
Paulo Cesar Fachin (PPGL/UNIOESTE/FAG): Frida Kahlo Arte e Paixão entre sofrimentos e cores.
Patricia V. Cuevas Estivil (ULI.Idiomas/FAG): A poética decolonizadora de Violeta Parra.
Mediação: Lourdes Kaminski Alves (PPGL/UNIOESTE-PQ-CNPq), Carmen Luna Sélles (UVIGO) e Alai Diniz (UFSC/UNIOESTE(
16h: Lançamento de livro: Travesías Intermediáticas. Universos del diálogo (Mérida: Ediciones de la REDILIC/Instituto de Investigaciones Literarias “Gonzalo Picón Febres”, Facultad de Humanidades y Educación/ULA-Mérida, Venezuela, 2021).
Participantes: Maria Aparecida Rodrigues, Yetzabeth Pérez Anzola, Jorge Sierra, Elizete Albina Ferreira, Norival Bottos Júnior, Diego Rojas
Mediação: José Gregorio Vásquez (Editor)
17h30: Desalma de los Adioses, de Susy Delgado (escritora e jornalista paraguaia, bilíngue guarani e espanhol)
Mediação de Diana Araújo Pereira (PPGIELA/UNILA), Giane Lessa (PPGIELA/UNILA) e Alai Diniz (UFSC/UNIOESTE).
19h30: Espetáculo de encerramento: A Reminiscência dos Tambores do Corpo
Coreografia e Direção Artística: Daniel Amaro (Cia. de Dança Afro Daniel Amaro – Pelotas-RS)