UFSC na mídia: professora do Campus Joinville avalia infraestrutura de mobilidade urbana

31/08/2021 10:26

A professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Renata Cavion, do Departamento de Engenharias da Mobilidade do Campus de Joinville, concedeu entrevista ao programa Notícias da Manhã, da rádio CBN, na última quarta-feira, 25 de agosto. Na ocasião, a docente conversou com o jornalista Marcos Pereira sobre o aumento do número de acidentes de trânsito em Joinville e abordou também aspectos de infraestrutura de mobilidade urbana.

Entre os temas tratados na entrevista, a professora Renata Cavion destacou que existem vários fatores relacionados ao potencial de ocorrência de acidentes em uma via urbana, como as características físicas, o traçado da rua, a velocidade permitida, a separação das circulações entre os diferentes usuários, a qualidade do pavimento, a sinalização, as condições de visibilidade dos motoristas, ciclistas e pedestres.

A docente da UFSC destacou ainda que fatores comportamentais – a exemplo da imprudência gerada pela desatenção, o desrespeito às normas trânsito ou o uso inadequado das vias públicas – podem aumentar o risco de acidentes. Destacou a importância da existência de protocolos de coletas de dados de acidentes de trânsito para que possa ser utilizados como referência no planejamento urbano e no planejamento do trânsito urbano.

> Clique AQUI para ouvir a íntegra da entrevista à rádio CBN

Tags: Acidente de trânsitomobilidade urbanaUFSCUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina