Nota de Pesar: falece o professor aposentado Clóvis Caesar Gonzaga, do CFM

16/08/2021 15:03

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento do professor Clóvis Caesar Gonzaga, docente aposentado do Departamento de Matemática, do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas (CFM). Clovis faleceu na última sexta-feira, dia 13 de agosto, aos 76 anos, de um câncer de pulmão.

Membro titular da Academia Brasileira de Ciências (ABC) desde 1996, o matemático era um dos maiores especialistas do mundo em otimização contínua. Em 2002, recebeu o título de Comendador, da Ordem Nacional do Mérito Científico e em 2010 subiu a Grão-Cruz, insígnia mais alta da Ordem. Foi premiado no Brasil e em diversos outros países, sendo o último título de destaque o prêmio Khachiyan, entregue em 2014 pelo Institute for Operations Research and Management Sciences (Informs), a maior sociedade do mundo em pesquisa operacional e otimização. Entidades como a ABC e o  Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) emitiram notas de pesar pelo seu falecimento. O CFM e o Departamento de Matemática também publicaram notas de falecimento.

Gonzaga formou-se Engenheiro Eletrônico pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 1967, e cursou mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1970, e doutorado em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ em 1973. Lecionou na UFRJ entre 1969 a 1994. Entre 1995 e 2003 atuou na UFSC, como professor visitante e substituto até ingressar como Professor Titular. Aposentou-se em 2013 da docência.

Lecionou em grandes universidades, em vários países, como Estados Unidos, França e Holanda. Foi membro da diretoria da Mathematical Programming Society, do Comitê Assessor de Matemática do CNPq, e foi eleito em 1995 para a Vice-Presidência da Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional.

Em 2014 foi entrevistado pela Agecom, e destacou momentos importantes de sua carreira, como o desenvolvimento, em 1987, de um algoritmo com complexidade inferior ao então revolucionário algoritmo de Karmarkar, publicado em 1985, que na época era o mais eficiente para Programação Linear. O algoritmo de Gonzaga até hoje não foi superado. Mesmo após sua aposentadoria, seguiu dedicado à pesquisa, e atuava como palestrante nos eventos acadêmicos. À Agecom disse: “A Matemática brasileira é de alta qualidade, e faz-se Matemática de primeira linha na UFSC, pura e aplicada”.

O professor e matemático foi velado no último sábado, 14 de agosto.

A comunidade universitária oferece suas condolências à família e amigos do professor Clóvis neste momento de luto, ao mesmo tempo que honra sua memória e contribuição à ciência e à formação de inúmeros cientistas.

 

Tags: CFMNota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina