Docentes e doutorandos da UFSC participam de elaboração do ‘Guia de Atividade Física para a População Brasileira’

01/07/2021 09:27

Três docentes e sete doutorandos do Programa de Pós-Graduação em Educação Física (PPGEF) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram da elaboração do Guia de Atividade Física para a População Brasileira, lançado na manhã da última terça-feira, 29 de junho, pelo Ministério da Saúde. Produzido por uma parceria entre o Ministério e a Universidade Federal de Pelotas (UFPel), o documento foi confeccionado com recomendações para orientar e estimular a população brasileira a adotar um estilo de vida fisicamente ativo.

> Acesse a íntegra do Guia de Atividade Física para a População Brasileira

A elaboração do Guia levou mais de um ano e foi coordenada pelo professor Pedro Hallal. Ao todo, 70 pesquisadores estiveram envolvidos no projeto. Os docentes Thiago Souza Matias, Tânia Bertoldo Benedetti e Kelly Samara da Silva, da UFSC, integraram os Grupos de Trabalho (GTs), sendo que ambas as professoras atuaram como coordenadoras e contribuíram na definição dos capítulos. Os doutorandos da UFSC que participaram da iniciativa são: Alexandra da Silva Bandeira, Camila Tomicki, Cezar Grontowski Ribeiro, Marina Christofoletti, Paula Sandreschi, Priscila Cristina dos Santos e Sofia Wolker Manta.

Cada GT foi composto de 8 a 9 pesquisadores. A partir disso, foram promovidas reuniões semanais com trabalho de pesquisa de revisão sistemática da literatura, consulta a guias de diferentes partes do mundo e da Organização Mundial de Saúde (OMS), escutas a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), pais, alunos, crianças, deficientes, idosos, gestores, coordenadores, entre outros. Após o término desta etapa, o documento foi disponibilizado para consulta pública, foram feitos ajustes apontados pela população e, por fim, a confecção do Guia no final de 2020. Posteriormente, a publicação foi encaminhada para o  Ministério da Saúde para aprovação, editoração, confecção e lançamento, ocorrido na última terça-feira.

O Guia abrange informações para os distintos ciclos da vida (crianças, adolescentes, adultos e idosos) e populações com características específicas, como gestantes e pessoas com deficiência. Além disso, o documento traz um capítulo exclusivo para a Educação Física escolar. A publicação reforça a importância de que fazer qualquer atividade física – seja no tempo livre, no deslocamento, no trabalho, nos estudos ou nas tarefas domésticas – é importante. A mensagem é: “Cada minuto conta!”.

O Guia de Atividade Física era uma ambição bem antiga da área de Educação Física e da Saúde, a exemplo do Guia Alimentar para a População Brasileira, cuja segunda edição foi publicada em 2014. Para a professora Tânia Bertoldo Benedetti, a publicação é um marco e servirá como uma política norteadora das ações de atividade física tanto para profissionais que atuam na área quanto para os gestores e usuários, uma vez que contém recomendações e informações para estimular a sociedade a adotar uma vida fisicamente ativa nos diferentes contextos e populações (crianças até 5 anos, jovens de 6-17 anos, adultos, idosos, escolares, gestantes/pós-parto, pessoas com deficiência).

“Os baixos níveis de atividade física são responsáveis por milhões de mortes prematuras e repercutem em altíssimo custo para a economia e para os sistemas de saúde no mundo. Muitas pessoas não sabem como começar a praticar, que tipo de atividade física fazer, nem a quantidade recomendável para a saúde. Queremos encorajá-las a dar o primeiro passo, pois cada minuto conta. Tivemos um grande número de professores e alunos selecionados pelos editais para a construção do material, o que nos deixa felizes com o nível de alunos que estamos preparando e com o engajamento na área da Saúde”, avaliou a professora.

> Assista ao evento de lançamento do Guia:

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: atividade físicaEducação FísicaGuia de Atividade Física para a População BrasileiraPPGEFUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina