Nota de Pesar: falece Rosana Aparecida da Silva, funcionária da portaria do Colégio de Aplicação
A Universidade Federal de Santa Catarina comunica, com pesar, o falecimento da funcionária terceirizada Rosana Aparecida da Silva, que atuava há cinco anos como porteira no Colégio de Aplicação (CA). Rosana era contratada pela Embrasp Segurança Patrimonial e tinha muitos amigos na comunidade escolar do CA, e na Secretaria de Segurança Institucional (SSI). Ela tinha dois filhos e recentemente tornou-se avó de sua primeira neta.
“Ela iniciou as atividades na sede da SSI, atuou na BU e atualmente no Colégio de Aplicação, onde era querida pelos funcionários e alunos, adorava lidar com as crianças,” lembra o secretário Leandro Oliveira. Na última semana os trabalhadores da UFSC foram vacinados com a primeira dose da vacina contra a Covid-19, doença que acabou por vitimar Rosana.
Ela faleceu na tarde desta segunda-feira, 7 de junho. Uma nota foi publicada no site do CA, e uma manifestação da Associação de Pais e Professores (APP) do Colégio foi encaminhada por meio de aplicativo de mensagens. Na nota, Rosana é lembrada como “uma grande colega, muito gentil e solícita. Sempre ajudou muito à APP. Vamos sentir sua falta”.
Um depoimento, escrito pela Assistente Social do CA, Michele de Souza, foi publicado no perfil do Colégio no Facebook e traz uma homenagem ao marcante sorriso da porteira que seguiu conduzindo seu trabalho presencialmente, mesmo durante o período da pandemia. “A Rosana vai fazer falta! Quando eu voltar para a escola, vou sentir saudade da cor do batom dela e do seu sorriso. A Rosana vai fazer falta para os estudantes; servidores; pais e para toda comunidade escolar. Porque um sorriso irradiante como dela, sempre fará falta. A Rosana vai fazer falta para sua família e para o seu netinho que recém-chegou ao mundo. A vida da Rosana era importante para nós. Gostaríamos que ela pudesse ter sido vacinada e que pudesse continuar construindo com a gente a escola pública que tanto acreditamos. Rosana, seu trabalho foi importante para nós, agora chegou seu momento de descanso. Continuamos por você, e sempre vamos lembrar do seu sorriso e da cor do seu batom.”
A comunidade universitária lamenta a partida precoce de Rosana e solidariza-se com a família e os amigos neste momento de dor.