Divulga UFSC – 29/06/2021 – Edição 1675
Se você não consegue visualizar esta mensagem, clique aqui e leia o Divulga UFSC no site. | |
![]() Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) | www.divulga.ufsc.br – 29/06/2021 – Edição 1675 |
|
Secretaria de Esportes da UFSC realiza pesquisa sobre práticas esportivas dos estudantes
A Secretaria de Esportes (SESP/UFSC) realiza uma pesquisa para conhecer detalhadamente o panorama da prática esportiva e da atividade física dos estudantes de graduação e de pós-graduação dos cinco campi da instituição. A pesquisa é coordenada por três docentes do Centro de Desportos (CDS/UFSC) e envolve dois grupos de pesquisa da instituição. Os resultados desta pesquisa serão fundamentais para balizar as ações da SESP, principalmente nos programas que serão desenvolvidos quando ocorrer o retorno às atividades presenciais. Para responder a pesquisa, basta clicar neste link. |
|
Saad promove rodas de conversa para mulheres da UFSC A Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (Saad/UFSC) promove rodas de conversa quinzenais para as estudantes, técnicas administrativas e docentes da UFSC. Os encontros têm duração de 1h a 1h30. Para participar, basta se inscrever pelo link e aguardar e-mail de confirmação com o endereço da sala virtual. Mais informações no e-mail. |
Biblioteca divulga agenda de cursos para esta semana
A Biblioteca Universitária (BU/UFSC), divulgou sua agenda de cursos que serão ministrados entre os dias 28 de junho e 2 de julho. Todas as atividades possuem links próprios de inscrição e de transmissão, dão direito a certificado de participação e serão disponibilizadas no canal da BU no Youtube. Mais informações estão disponíveis no site da BU. |
Extensão Criação de camarões é tema do próximo ‘CCA Conecta Egressos’ O Centro de Ciências Agrárias (CCA/UFSC) promove nesta terça-feira, 29 de junho, às 19h30, mais uma edição do CCA Conecta Egressos, com profissionais da Aquicultura que atuam na área de carcinicultura, ramo da criação de camarões em cativeiro. O evento será transmitido pelo canal do CCA no Youtube e conta com a participação de dois egressos e um professor do curso de Engenharia de Aquicultura. Para mais informações, acesse o link.
Engenharia Aeroespacial da UFSC promove live com a primeira wingwalker do Brasil O curso de Engenharia Aeroespacial, da UFSC Joinville, em parceria com o Museu da Aviação de Florianópolis, promove no dia 30 de junho, quarta-feira, às 18h, uma live com a primeira wingwalker do Brasil, Marta Bognar. Wingwalking, ou “andar pelas asas” em portugês, é o ato de se mover ao longo das asas de um avião durante o voo, às vezes transferindo-se entre aviões. A live será mediada pelo professor Rafael Cuenca, coordenador do curso de Engenharia Aeroespacial da UFSC, e por Alejandro Mazza, curador do Museu da Aviação de Florianópolis. Entre os tópicos a serem debatidos estão wingwalking, segurança na aviação e aviação no Brasil. A transmissão será realizada no canal do curso no YouTube: bit.ly/aeroufsc. Você pode enviar sua dúvida, comentário ou sugestão previamente deste Formulário. Continue a leitura>>.
Grupo propõe reflexões sobre masculinidades O grupo Refletindo masculinidades promove encontros quinzenais com o objetivo de fomentar o questionamento coletivo das masculinidades ou papéis masculinos. O projeto é vinculado à Coordenadoria de Diversidade Sexual e Enfrentamento de Violência de Gênero (SAAD/CDGEN/UFSC) e tem como público-alvo estudantes e servidores da UFSC. As atividades ocorrem pela plataforma Google Meet. Os interessados devem preencher o formulário de inscrições, no qual devem indicar suas preferências de data e horário, e aguardar o e-mail de confirmação da inscrição. Para mais informações, acesse o site.
PET Pedagogia realiza debate ‘Processos de alfabetização no contexto da educação de jovens e adultos’ nesta terça-feira O PET Pedagogia da UFSC promove o debate “Processos de alfabetização no contexto da educação de jovens e adultos” nesta terça-feira, 29 de junho, das 18h às 19h30. O encontro virtual será realizado pelo YouTube e integra o projeto “Conversas de escola e de outros lugares: encontros e diálogos”. A conversa ocorrerá com as professoras Marinaide Lima de Queiroz Freitas (UFAL) e Marli Vieira Lins de Assis (IESB, FTBB, SEEDF), e será mediada pela professora Maria Hermínia Lage Fernandes Laffin (UFSC). As inscrições podem ser realizadas aqui.
Afasia é tema de roda de conversa promovida pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde do HU O Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RIMS) e Hospital Universitário (HU) promovem uma roda de conversa sobre afasia no dia 30 de junho. A atividade será realizada das 13 às 15 horas, com duas horas de duração na modalidade on-line, pela plataforma Zoom. As inscrições podem ser realizadas aqui. A afasia é o comprometimento da linguagem após um dano cerebral. Durante a pandemia da COVID-19, o grupo de atenção à pessoa com afasia (GAPA-HU) passou a ser realizado na modalidade remota, através de videoconferência, e os encontros vem ocorrendo todas as quintas-feiras e são conduzidos pelas residentes de Fonoaudiologia do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde (RIMS) do HU/UFSC. Continue a leitura >>. Pesquisa Boletim do Necat indica que número médio de mortes diárias por Covid subiu em junho O Núcleo de Estudos de Economia Catarinense (Necat/UFSC) publicou no último domingo, 27 de junho, a 59ª edição do boletim semanal Covid-19 em SC. Intitulado Número médio de óbitos diários voltou a subir no mês de junho de 2021, o texto foi assinado pelo coordenador-geral do Necat, Lauro Mattei. Na semana em análise, entre os dias 18 e 25 de junho, o estado registrou 19.549 novos casos e 389 novos óbitos em decorrência da doença. Com isso, mais de 1.044.522 pessoas já foram contaminadas em Santa Catarina, sendo que 16.673 delas morreram. Em termos absolutos, para o 6º estado como maior número de casos e 10º estado com maior número de óbitos. O texto completo pode ser acessado no site do Necat, onde também podem ser encontrados os boletins anteriores. Ensino Setor de Psicologia Educacional promove rodas de conversa nesta quarta e quinta-feira O Setor de Psicologia Educacional, da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE/UFSC) realiza, na próxima quarta-feira, 30 de junho, das 14h às 15h30, e na quinta-feira, 1º de julho, das 10h às 11h30, rodas de conversa abertas para toda comunidade acadêmica. Para se inscrever, basta acessar o formulário de inscrições. O link para a videoconferência será enviado por e-mail aos inscritos. As rodas de conversa são um espaço de acolhimento, escuta e diálogo a respeito das vivências universitárias no contexto do ensino não presencial. Mais informações pelo e-mail psicologia.prae@contato.ufsc.br.
E-book em espanhol reúne trabalhos de alunos do Colégio de Aplicação sobre violência e amabilidade O livro eletrônico Amabilidad para colorear el mundo é resultado das atividades elaboradas com os alunos da turma de Espanhol do 8º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2021. Ele é fruto de um projeto homônimo que abordou o tema da violência e da amabilidade como estratégia para desenvolver habilidades cognitivas que conduzam à construção de emoções positivas, automotivação e adoção de atitudes respeitosas nas relações interpessoais. Continue a leitura >>.
Pós-Graduação em Engenharia de Produção abre seleção para mestrado e doutorado O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção (PPGEP/UFSC) está com inscrições abertas, até 25 de julho, para o processo seletivo de mestrado e doutorado, com ingresso no trimestre 2021.3. As inscrições e o envio dos documentos solicitados em edital devem ser feitos pelo link. São 11 vagas para o mestrado e 9 para o doutorado, em quatro áreas de áreas de concentração: Engenharia de Produto, Processos e Serviços; Ergonomia; Gestão de Operações; e Logística e Cadeia de Suprimentos. Mais informações no edital do processo seletivo e pelo e-mail do programa.
Inscrições para mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados terminam no sábado, 3 de julho Terminam no próximo sábado, dia 3 de julho, as inscrições para o mestrado em Nanociência, Processos e Materiais Avançados da UFSC Blumenau. Estão sendo ofertadas 10 vagas, sendo três delas reservadas para candidatos negros, indígenas, com deficiência, e de outras categorias com vulnerabilidade social. Para se candidatar às vagas, é necessário ter curso de graduação completo, ou ter previsão de conclusão até 18 de dezembro. A inscrição deve ser feita pelo Formulário de Inscrição para Pós-Graduação do Controle Acadêmico da Pós-Graduação (CAPG). O processo seletivo será realizado totalmente on-line, por meio de análise curricular e da proposta de pesquisa apresentada pelo candidato. O semestre letivo está previsto para iniciar em 23 de agosto. Mais informações, acesse o edital. Cultura Últimos dias de inscrições para o 5ª Festival de Música da UFSC As inscrições para a 5ª edição do Festival de Música da UFSC estão abertas até esta quarta-feira, 30 de junho. O evento será realizado de 24 a 27 de agosto, e, em virtude da pandemia de Covid-19, será totalmente on-line, com transmissão das atrações pela internet. O festival pretende proporcionar à comunidade apresentações nos mais variados gêneros musicais, que vão do clássico ao contemporâneo, do erudito ao popular. O edital de participação e demais formulários estão disponíveis na página da Secretaria de Cultura e Arte (Secarte). Continue a leitura >>. Acompanhe outras notícias da UFSC UFSC na mídia Confira a programação da TV UFSC
tv.ufsc.br |
|
Para receber nossos boletins, clique aqui. |