Nota de Pesar: falece a professora aposentada e enfermeira Margareth Linhares Martins

01/04/2021 16:08

A professora Margareth Linhares, em 2016, quando foi homenageada pela Câmara Municipal de Florianópolis com a Medalha Professor João David Ferreira Lima. (Foto: Coren/SC)

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunica, com pesar, o falecimento da professora do Departamento de Enfermagem, Margareth Linhares Martins, nesta quinta-feira, 1º de abril, em decorrência de complicações da Covid-19. Margareth aposentou-se da UFSC, mas ainda atuava na Enfermagem, em atendimentos a domicílio. Chegou a ficar internada em UTI, mas infelizmente não resistiu.

Margareth Linhares Martins estudou na UFSC durante sua graduação e mestrado em Enfermagem. Em sua carreira, atuou principalmente na área de Enfermagem com ênfase em Estomaterapia e dedicou-se a pessoas ostomizadas. Lecionou na UFSC entre 1979 e 2007 e, mesmo depois da aposentadoria, contribuiu com o projeto de extensão Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC). O GAO atua em prol de pessoas ostomizadas desde 1985, realizando pesquisas, prestando assistência e contribuindo com informações como referência nacional neste segmento. Em seus anos de dedicação à área de pesquisa, a professora contribuiu com o desenvolvimento de uma bolsa coletora de fezes e urina, o que melhorou a qualidade de vida dos pacientes, além de livros e publicações em geral especializados na área, sendo que antes a maioria da literatura utilizada como referência era internacional

A professora Margareth foi homenageada com a Medalha Professor João David Ferreira Lima, no Plenário da Câmara Municipal de Florianópolis, em março de 2016. A medalha tem como objetivo reconhecer profissionais que tenham prestado relevantes serviços ao ensino superior em Florianópolis.

O Departamento de Enfermagem divulgou uma nota de pesar: “A notícia da perda de Margareth foi recebida com muita tristeza pelos seus amigos e colegas de Departamento do NFR, pois era uma pessoa querida por todos. Era conhecida por suas qualidades, dentre elas a doçura, amorosidade, ternura e gentileza”.

 O Conselho Regional de Enfermagem (Coren/SC) manifestou-se com uma homenagem à professora:

“Esse é um dia triste para muitos colegas professores da UFSC, mas também de uma legião de enfermeiros egressos do Curso de Graduação de Enfermagem da UFSC que conviveram com a colega e professora Enfermeira Margareth Linhares Martins. Carinhosamente era chamada de ‘Guinha’, sorriso largo, meiga, falante, muito franca, dedicou a maior parte de sua vida profissional à Estomaterapia. Foi professora da UFSC entre 1979 e 2007 e, mesmo depois da aposentadoria, continuou trabalhando e contribuindo com o ensino da graduação, nas aulas de Avaliação Clínica de Pessoas com Feridas, nos projetos de extensão e pesquisa. Estimulou com sua vivência e sabedoria estudantes e profissionais a se dedicarem ao estudo das feridas, incontinências e estomias. Foi uma das idealizadoras do projeto de extensão Grupo de Apoio à Pessoa Ostomizada (GAO/UFSC) e teve importante apoio da Associação Regional da Pessoa Ostomizada e da Associação Brasileira de Ostomizados, sendo instrumento de luta para melhorar a condição de vida dos ostomizados. Pelos serviços relevantes ao ensino superior em Florianópolis, foi homenageada pela Câmara Municipal de Florianópolis, em 22 de março de 2016, tendo recebido a Medalha Professor João David Ferreira Lima.

Uma pessoa sempre ativa, continuou atendendo as pessoas no domicílio, como autônoma, pois o cuidado estava em sua essência. Na linha de frente do atendimento domiciliar, acabou sendo contaminada pela Covid-19 e, no dia 13 de março internou no Hospital de Caridade, Florianópolis. Neste 01 de abril de 2021 faleceu na UTI daquela instituição. A ‘Guinha’ deixa três filhos, dois netos e uma neta, que darão sequência aos ensinamentos e princípios por ela defendidos, aos quais nos solidarizamos nesse momento. O seu exemplo de amorosidade nunca será esquecido! Descanse querida colega!”

A comunidade universitária, enlutada, solidariza-se com a família e os amigos e colegas da professora Margareth.

 

Fontes:
Coren/SC
Currículo Lattes

Tags: Covid-19Nota de pesarUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina