Um ano depois: trabalho marcado pela adaptação de rotinas e procedimentos
Durante um ano de trabalho em ambiente totalmente diferente, os servidores da UFSC superaram dificuldades e empecilhos, adaptaram rotinas e relatam ter adquirido um grande aprendizado. Essa experiência é contada por alguns profissionais que precisaram permanecer em trabalho presencial – num campus quase vazio – e também por servidores que migraram suas atividades para o modo remoto.
O Hospital Universitário, um dos locais que tratam pacientes de Covid-19, é local de pesquisa, de ensino e de extensão. Mariáh Luz Lisboa é responsável técnica pelo Núcleo de Odontologia Hospitalar. Cirurgiã-dentista formada pela UFSC, trabalha no HU desde 2014 no suporte odontológico de pacientes oncológicos e de transplantes de fígado. Ela coordena uma equipe de cinco dentistas, dois técnicos de saúde bucal e quatro residentes do Programa de Residência Integrada e Multiprofissional em Saúde.
No início da pandemia trabalhou presencialmente no HU e relata que sentiu dificuldades e inseguranças com as rotinas presenciais em meio à pandemia. Não poderiam deixar os pacientes sem assistência, portanto alteraram suas rotinas e fizeram mudanças no local de atendimento. Em novembro, Mariah descobriu que estava grávida, por isso passou a trabalhar apenas com questões administrativas e desde 31 de dezembro trabalha desde sua casa.
Ela relata que se sente segura em poder trabalhar de casa: “por estar grávida e ver todo o agravamento da pandemia, agradeço à Universidade por me proporcionar a experiência de poder trabalhar em casa nesse momento tão delicado da minha vida. Mas ao mesmo tempo, fui treinada para ser cirurgiã dentista e trabalhar com os pacientes e esse contato com eles e meus colegas me faz muita falta”.
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Amadurecimento
Mariana Lanzoni Campos é fisioterapeuta e atua na UTI geral e Covid-19, no HU. Este último ano, para ela, significou conviver com o medo de ser contaminada e contaminar pessoas amadas. “Apesar disso, sabia da minha missão e o medo foi se transformando em força e garra para cumprir o juramento que fiz como fisioterapeuta. Nossa equipe sempre foi muito unida e o apoio mútuo foi primordial”.
A equipe segue buscando conhecimento, adaptando-se à nova realidade de estudos e reuniões. “O hospital mudou, os ambientes foram modificados, adaptados, foram treinamentos de como se paramentar, de procedimentos e novos profissionais. O atendimento ao paciente ficou diferente, tivemos que aprender a sorrir, acalmar e dar ânimo com os olhos, já que é a única parte que o paciente consegue ver”.
Ela relata ter aprendido o valor da união, a necessidade de se cuidar para poder cuidar do próximo. “A pressão foi e continua sendo enorme, estamos sim cansados, mas a luta não pode acabar. Esse último ano foi de amadurecimento, de buscar realizações em pequenos acontecimentos do dia a dia, de encontrar a solidariedade daqueles que perderam alguém, de se alegrar ao ver um paciente voltar pra casa, de ter empatia e união das formas que estão ao nosso alcance, juntos, mesmo que distantes”.
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Vanessa Amadeo, secretária executiva do Centro de Comunicação e Expressão (CCE), diz que a sua rotina de trabalho foi bastante alterada, mas consegue ver aspectos positivos na nova forma de trabalho.
“O trabalho na UFSC é muito diferente em cada setor, porém uma coisa é certa: sempre estivemos muito presentes! Por se tratar de uma instituição de ensino, tínhamos a circulação de muitas pessoas durante todo o dia, e por isso uma coisa fundamental era sempre estarmos disponíveis para tirar dúvidas, auxiliar, orientar, e tudo isso enquanto fazíamos o nosso trabalho administrativo. Eu atuo na secretaria administrativa do CCE, e por ser um local central, muitas pessoas chegavam até nós encaminhadas por outros setores, e nós sempre tentávamos resolver da melhor forma. Com a pandemia e o trabalho remoto nós perdemos totalmente a possibilidade de auxiliar as pessoas presencialmente e de forma rápida”.
“No meu caso especificamente, o trabalho remoto facilitou de certa forma a demanda administrativa, por poder trabalhar em casa sem as interrupções do dia a dia na UFSC, porém da mesma forma é tudo mais difícil sem ter o fácil acesso aos setores e às pessoas. Também é tudo mais difícil quando você depende exclusivamente da tecnologia para executar o seu trabalho. Se a internet cai, atrasa tudo. Se o sistema de assinatura digital sai do ar, os processos ficam parados.”
“Existe também a questão de ter filhos em casa e ter que adequar toda a rotina a uma realidade diferente. Penso que as mães sofreram muito com essa mudança brusca, pois somos muito cobradas para continuar exercendo um trabalho de qualidade, ao mesmo tempo em que temos que dar conta da educação e da saúde emocional dos filhos”.
“Eu acredito que o trabalho remoto pode ser uma experiência muito eficaz tanto na questão do bem-estar dos funcionários quanto na questão da economia de recursos públicos. O problema é que não estávamos preparados para isso ano passado. Porém agora, após um ano de pandemia, tenho plena convicção que o trabalho remoto em setores específicos da UFSC (administrativos) está mais do que comprovado que funciona e que pode ser uma alternativa excelente para economia e bem-estar, quando tivermos vacina para toda a população e a possibilidade de escolher somente entre trabalho presencial ou remoto, sem precisar pensar se estamos colocando a vida da família em risco, ou quantas pessoas mais precisarão perder a vida para que sejam tomadas providências eficientes de combate à pandemia”.
A UFSC também esteve próxima à sociedade nas inúmeras ações para levar informação qualificada sobre saúde à população. Seja em entrevistas concedidas à imprensa, em respostas à pandemia que leva milhares de vidas todos os dias, seja em ações de enfrentamento, como a UFSC Araranguá desenvolve desde março de 2020.
Proximidade
A Secretaria de Segurança Institucional (SSI) da UFSC tem como missão manter seguro o patrimônio e as pessoas que utilizam os campi. Seu trabalho é essencialmente presencial, e a equipe conta com servidores da UFSC e funcionários terceirizados. Houve, durante o último ano, diagnósticos de Covid-19 na equipe, além de dificuldades como as que muitos enfrentaram durante a pandemia.
Além do trabalho diário, 24 horas por dia da equipe, a SSI se envolveu em ações de solidariedade, distribuição de alimentos na Moradia Estudantil e na Maloca (moradia de estudantes indígenas), entrega de equipamentos para aulas on-line, e hoje está envolvida diretamente nas ações de vacinação e testagem com a Prefeitura de Florianópolis, no campus da UFSC.
O secretário, Leandro Oliveira, conta que sente falta do contato com as pessoas. “Tínhamos uma proximidade com os alunos, servidores e a comunidade externa. Sentimos falta do sorriso, do ‘bom dia’ daqueles que, sobretudo, passavam em frente à sede do nosso setor todas as manhãs. Sinto falta do contato pessoal, do corre-corre de algumas ocorrências, mas a vida segue e vamos superar essa fase ruim, a tempestade vai passar”.
A UFSC, para Leandro, é como se fosse sua segunda casa. “Entrei em 1994 com 21 anos de idade, estou aqui há 27 anos. Aqui aprendi muito sobre a vida, tive a oportunidade de me graduar, me especializei e fiz meu mestrado, amo o que faço e sempre estarei à disposição para ajudar a manter esta ‘casa’, segura, um ambiente livre para pessoas que querem absorver e dissipar conhecimento. Amo meu trabalho e tenho um sentimento de gratidão pela instituição, pelos colegas e pelas pessoas que passaram por mim neste período”.
Os setores administrativos que tiveram que adaptar sua forma de trabalhar foram unânimes em relatar que a pandemia mudou muito a forma de se relacionar como equipe, procedimentos, e a execução dos processos. Na Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Prodegesp) uma das principais mudanças foi transformar todos os processos que antes precisavam ser tramitados fisicamente em processos 100% digitais. A relação entre os colegas e o atendimento aos servidores da UFSC também mudou. “Percebemos que mudaram os processos de interação, tem muito mais ansiedade por respostas, de receber retorno. Um ano depois, notamos que nasceu uma outra relação, que é a da confiança. A Prodegesp vai dar retorno, ela está ali, está atenta”, salienta a pró-reitora Carla Dutra Búrigo.
Atualmente, os processos de estágio probatório, as solicitações feitas à Prodegesp de progressão na carreira, a posse de novos servidores são todos realizados on-line. Já o Departamento de Atenção à Saúde (DAS/Prodegesp) desenvolve presencialmente a perícia médica e também o atendimento às necessidades dos setores com trabalho também presencial.
“Foi um ano de muitos desafios, e de mudança de cultura, de crescimento da confiança no profissional que está movendo a UFSC. Isso só foi possível com muita conversa, com cada servidor fazendo parte dos processos de decisão”, ressalta Carla. A Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Pessoas (DDP/Prodegesp), Eliete Warquen, destaca o comprometimento da equipe em, por exemplo, digitalizar mais de 400 processos de estágio probatório. “Trabalhar assim era algo que a gente nunca imaginava. Mudamos nossa visão, nos colocamos na proatividade, na ousadia… estávamos tateando, era tudo novo, e foi muito positivo poder sair da caixinha e pensar em outras possibilidades pro nosso trabalho”.
Adversidades
O Departamento de Compras da Pró-Reitoria de Administração (DCOM/Proad) passou por um processo semelhante. O diretor, Guilherme Krause Alves, lembra que foi um desafio migrar tudo para o teletrabalho, mas organização e boa comunicação possibilitaram que a UFSC participasse de processos de compras emergenciais para a prevenção e combate à pandemia, além de seguir os processos corriqueiros. Esse trabalho proporcionou, em 2020, uma economia de mais de R$ 9,4 milhões com a otimização dos processos licitatórios. Observaram, ainda, que três dos quatro indicadores do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade sob sua responsabilidade foram mantidos dentro das metas estabelecidas, apesar de todas as dificuldades.
“Não houve sequer um dia de suspensão do atendimento do DCOM. A necessidade do teletrabalho afastou fisicamente uma equipe coesa que possui um entrosamento que se, por um lado, facilitou a transição para outro modo de trabalho, por outro fez com que muitos sentissem falta do convívio com os colegas e da estrutura física”. A carga de trabalho aumentou, e sobrecarrega a equipe. “Diversos impactos negativos que ficaram evidentes e que não puderam ser evitados, ainda que a equipe do DCOM tenha enfrentado a todas as adversidades de forma persistente e determinada, com espírito de coleguismo e defendendo nossa instituição. Estamos todos com saúde e seguimos firmes, mas apreensivos com as fragilidades que a deficiência estrutural nos impõe, que se ressalta ainda mais em situações como a que estamos passando”, pontua.
Nesses 12 meses, além de muito trabalho, a UFSC também foi solidária. Um dos inúmeros exemplos, foi a arrecadação de recursos para apoiar, com itens alimentícios e de limpeza, famílias carentes do município de Curitibanos. Servidores do campus da UFSC doaram centenas de cestas básicas, com o apoio da Prefeitura Municipal. Outras medidas buscaram aliviar as dificuldades das famílias do Colégio de Aplicação e do Núcleo de Desenvolvimento Infantil. E ainda hoje, iniciativas como a Comissão de Ações Solidárias do Centro Socioeconômico busca ajudar.
Adaptação
A Biblioteca Universitária (BU) foi um do setores da UFSC que rapidamente se adaptou ao novo cenário. Assim que a Universidade anunciou a suspensão das atividades presenciais e o regime de teletrabalho, a equipe começou a planejar adaptações para o atendimento remoto e organizou a escala de atendimento presencial para situações que não podem ser feitas a distância.
“Organizamos tudo para manter o máximo de serviços possíveis. Então, continuamos ofertando capacitações e acertando o acervo da melhor forma possível, organizando tudo o que tínhamos para oferecer virtualmente para auxiliar os usuários”, disse a servidora técnico-administrativa Gleide Bitencourte J. Ordovás ao assumir o cargo de diretora da BU, no início de setembro de 2020.
Neste momento, a BU está com os atendimentos presenciais suspensos por 15 dias, até 28 de março, devido ao agravamento da pandemia. Até então, vinha mantendo serviços presenciais de caráter emergencial, tais como devolução de livros, por agendamento, somente para situações urgentes: negativa de débito para trancamento de matrícula, desligamento da UFSC, formatura, concurso público e aposentadoria. Os empréstimos de livros, apenas para professores, também eram feitos por agendamento.
Todos os demais serviços da BU foram transferidos para o modo remoto desde março de 2020. “A gente continua dando capacitação , fazendo o atendimento ao usuário de várias formas: chat, Portal de Atendimento Institucional, e-mails”, destaca Gleide. As orientações e informações sobre todos os serviços oferecidos pela BU durante a suspensão das atividades presenciais estão reunidas em uma página do Portal. “A gente tem feito lives, cursos síncronos e assíncronos no nosso canal do Youtube. Temos feito curadoria de conteúdo, tanto da Covid-19 como de outras formas, para auxiliar os alunos a encontrar os conteúdos que precisam”, conta Gleide.
Lives
A comunicação e os eventos, que também passaram a ser via meios digitais, precisaram da aquisição de novos conhecimentos, e que os setores desenvolvessem habilidades para poder realizar reuniões e também transmitir conhecimento via internet, por meio das lives. A UFSC formou, em 2020, 230 estudantes de graduação, referentes ao semestre 2020.1, e na pós-graduação, as defesas de teses e dissertações também aconteceram via Internet, muitas vezes transmitidas pelo YouTube. A UFSC formou 937 mestres, 110 mestres profissionais e 539 doutores. As especializações e residências graduaram 1.222 pessoas.
Transmitir eventos e formaturas via Internet demandou de Larissa Nunes, administradora no setor de Comunicação e Eventos na UFSC Joinville, um pouco de jogo de cintura e muito profissionalismo, dela e de sua colega de equipe Mariane Duarte. “Já tínhamos alguns projetos em andamento e muita coisa legal planejada ao longo do ano. A primeira reação foi de frustração por ter que adiar ou cancelar várias atividades. Passado esse choque inicial, percebemos que era necessário adaptar nossos planos e criar novas formas de interação com estudantes e demais públicos”, relata.
“Começamos então a aprender como fazer transmissões ao vivo no YouTube, a usar programas de edição de vídeos, a divulgar essas lives de forma eficaz, a entender o que geraria interesse do público, etc. Algumas ações deram certo, outras nem tanto, mas seguimos aprendendo e nos adaptando. Fizemos cerca de 15 lives de assuntos gerais ligados ao Campus, nove colações de grau on-line (duas oficiais e sete antecipadas), além da Sepex”.
Ela salienta que é difícil trazer para o meio virtual toda a emoção e solenidade das formaturas tradicionais. “Tentamos fazer o melhor possível. De fato, sinto falta da interação com colegas, estudantes e demais públicos, e espero que possamos em um futuro breve combinar o melhor dos eventos presenciais com o que aprendemos sobre eventos virtuais”, planeja.
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Klay Silva, Luana Consoli, Thaís Martins / estagiárias da Agecom
Mayra Cajueiro Warren e Luís Carlos Ferrari / Agecom