Tese de doutorado da UFSC recebe prêmio nacional em trabalhos sobre futebol

12/03/2021 09:12

O Ministério da Cidadania divulgou na última quarta-feira, 10 de março, o resultado final do Prêmio Brasil de Teses e Dissertações sobre Futebol e Direitos do Torcedor – Edição 2020. Foram selecionadas oito teses e oito dissertações, que receberão, em Brasília, no segundo semestre, um troféu e um certificado. A tese O Espetáculo dos Gramados: Um Estudo Geoeconômico do Futebol do Sul do Brasil a partir de 1990, de autoria de Patrícia Volk Schatz, ex-aluna do Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi uma das premiadas.

O trabalho identificou processos de reestruturação administrativa, econômico-financeira e de infraestrutura ocorridos em clubes da região Sul do Brasil, no período pós 1990, e seus respectivos impactos geoeconômicos. Foi orientado pelo professor titular do PPGGEO, Carlos Jose Espíndola. Ambos fazem parte do Grupo de pesquisa filiado ao CNPQ, GEOTDE, liderado pelo professor Carlos.

A segunda edição da premiação, promovida pela Secretaria Nacional de Futebol e Defesa dos Direitos do Torcedor (SNFDT) da Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania, recebeu 37 inscrições. Foram 10 teses e 27 dissertações de programas de pós-graduação de quatro regiões do Brasil: Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. Ao todo, estudantes de 23 instituições de ensino superior, de 11 estados, enviaram trabalhos. Dos 37 trabalhos analisados, nove foram escritos por mulheres. Dos 16 autores premiados, três foram produzidos por mulheres.

 

Tags: futebolMinistério da CidadaniaPPGGeoPrograma de Pós-Graduação em Geografia (PPGGEO)teseUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina