HU/UFSC conclui vacinação de profissionais das áreas assistenciais

12/02/2021 19:08

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago da Universidade Federal de Santa Catarina (HU/UFSC) concluiu a vacinação contra Covid-19 de todos os profissionais que estão em atividade e atuam diretamente na área assistencial, sendo que até o dia 11 de fevereiro foram aplicadas 1.560 doses da vacina, seguindo a ordem de prioridade definida pelas autoridades sanitárias e a liberação das doses para o hospital.

Paralelamente, já está sendo aplicada a segunda dose da vacina, conforme o prazo recomendado pelos fabricantes. A vacinação no HU segue o fluxo definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é organizado em fases, atingindo os trabalhadores com todos os vínculos, além de residentes e terceirizados que atuam nas áreas contempladas em cada fase.

A vacinação no hospital começou em janeiro, quando foram aplicadas as primeiras doses para trabalhadores da UTI. Em seguida, foram os trabalhadores da Urgência e Emergência Adulto, incluindo as equipes de apoio, depois as Emergências Pediátrica e Gineco-obstétrica, além da UTI Neonatal, trabalhadores que fazem o teste de Covid-19 e os que atuam na Clínica Médica 1.

Na primeira semana de fevereiro, a SMS disponibilizou um novo quantitativo de doses, sendo vacinados os trabalhadores das unidades de internação não Covid, como Clínica Médica 2, Clínicas Cirúrgicas 1 e 2, Pediatria, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização. Também foram contempladas as áreas de atendimento de imunossuprimidos (Ambulatório de Onco-hematologia e Transplante Hepático), Laboratório, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Patologia, Hemodinâmica, Neurologia e Cardiologia e nesta semana se encerrou a vacinação das equipes dos Ambulatórios, entre outros profissionais que atuam na assistência. Neste sentido, já foram cumpridas as fases previstas pela SMS – 1A até 1K.

A superintendência do HU reiterou a informação de que a meta é vacinar 100% da força de trabalho do hospital, de acordo com as fases organizadas pela SMS e liberação das doses. Desta maneira, já está prevista ainda para este mês a vacinação dos trabalhadores de áreas não assistenciais, incluindo terceirizados, contemplando a fase 1L. Nesta fase, serão mais de 500 doses.

Fechando a programação, haverá, ainda, a vacinação de alunos em atividade no HU e os trabalhadores que estão em atividade remota ou afastados, em data que dependerá da liberação das doses. No total, serão vacinadas em torno de 2.400 a 2.500 pessoas (número que varia porque alguns trabalhadores foram vacinados em outras instituições ou não estão em condições de receber as vacinas imediatamente, caso de grávidas e pessoas com sintomas gripais).

As listas com os trabalhadores que são contemplados em cada uma das fases são encaminhadas pelas chefias, sendo compiladas pela SOST. No início de cada fase, as chefias são avisadas, comunicando aos trabalhadores.

Para outras informações, acesse o guia de Vacinação Covid-19 da prefeitura de Florianópolis aqui.

Texto: Unidade de Comunicação Social – HU/UFSC

Tags: coronavírusCovid-19Hospital Universitário (HU/UFSC)Hospital Universitário Prof. Polydoro Ernani de São Thiago (HU/UFSC)HUHU Coronavírusvacinação