Hospital Universitário já vacinou mais de mil trabalhadores

04/02/2021 16:48

A fisioterapeuta, Juliana El Hage Meyer de Barros Gulini, esteve no primeiro grupo de vacinados no HU-UFSC/Ebserh. Foto: Sinval Paulino

O Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC/Ebserh) já atingiu a marca de mais de mil profissionais vacinados contra a Covid-19 desde o dia 20 de janeiro, quando foram disponibilizadas as primeiras 250 doses. A vacinação no HU segue o fluxo definido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que é organizado em fases, atingindo os trabalhadores com todos os vínculos, além de residentes e terceirizados que atuam nas áreas contempladas em cada fase.

Na fase 1A, o HU recebeu 250 doses para os trabalhadores da UTI, seguidas de 300 doses para profissionais da Urgência e Emergência adulto, incluindo as equipes de apoio que atuam nestas unidades, caso dos profissionais que realizam endoscopia, trabalhadores do RX que atuam nestas áreas, bem como do laboratório, nutrição, entre outros. Ou seja, todas as atividades envolvidas nas unidades foram atendidas. Paralelamente, já foi organizada a programação da segunda dose para estas equipes.

O processo de vacinação prosseguiu com a chegada de mais 310 doses, atendendo as equipes das Emergências Pediátrica e Gineco-obstétrica, além da UTI Neonatal, trabalhadores que fazem o teste de Covid-19 e os que atuam na Clínica Médica 1. Na primeira semana de fevereiro, a SMS disponibilizou mais 430 doses, sendo vacinados os trabalhadores das unidades de internação não Covid, como Clínica Médica 2, Clínicas Cirúrgicas 1 e 2, Pediatria, Alojamento Conjunto, Centro Obstétrico, Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização.

Nas próximas fases, organizadas pela SMS e conforme a chegada das doses, vão ser contempladas as áreas de atendimento de imunossuprimidos (Ambulatório de Onco-hematologia e Transplante Hepático), Laboratório, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Patologia, Hemodinâmica, Neurologia e Cardiologia, fechando as fases 1E e 1G.

Na sequência, na fase 1L, será a vez das equipes dos Ambulatórios, Regulação, entre outros profissionais que atuam na assistência e na fase 1M serão vacinados os demais trabalhadores do HU. Os alunos que estão em atividade no HU-UFSC serão vacinados na fase 1N e, finalizando, serão contemplados os trabalhadores que estão em trabalho remoto ou afastados na fase 1P.

O processo de vacinação está seguindo o número de doses disponibilizadas, sempre considerando o perfil epidemiológico (ou seja, o nível de exposição ao risco) e as orientações da Vigilância Sanitária. A data precisa para cada nova fase depende da liberação destas doses.

Unidade de Comunicação Social/HU/UFSC

Tags: Covid-19Ebserhgestão coronavírusHUUFSCvacinação