Quarentena no NETI: sobre o distanciamento social, por Osmarina Maria de Souza

15/12/2020 16:00

Com o distanciamento social, as atividades educativas presenciais no Brasil foram suspensas, fomentando aos educadores a necessidade de pensar e propor estratégias de ensino remoto para seus estudantes. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), o distanciamento social e a consequente suspensão das atividades de ensino presencial e a distância, tiveram início no dia 18 de março de 2020. Já o Núcleo de Estudos da Terceira Idade (NETI/PROEX/UFSC), tendo em vista que seus estudantes idosos pertencem ao grupo de risco, devido às condições de vulnerabilidade social e comorbidades, tiveram suas atividades suspensas dias antes, em 16 de março.

O NETI é considerado uma Universidade Aberta as Pessoas Idosas (UNAPI). As UNAPIs têm por objetivo propiciar um ambiente de aprendizagem e diálogo, com vistas ao exercício da cidadania, ocupação do tempo livre, e o estabelecimento de vínculos sociais (CACHIONI; ORDENEZ, 2017). O Núcleo oferece atividades socioeducativas para idosos, com 50 anos e mais de idade, as quais têm um caráter de ensino não formal, com oferta semestral e incluem oficinas, seminários, palestras e workshops. Em sua maioria, estas atividades ocorrem com um encontro semanal, com duração de duas horas, totalizando 15 encontros por semestre. O acesso a estas ações socioeducativas é regido e regulamentado por edital próprio. O ingresso no primeiro semestre de 2020 foi publicado em 30 de dezembro de 2019 e as etapas de inscrição foram realizadas em fevereiro de 2020, anteriores à suspensão das atividades.

Dado este cenário, tornou-se imprescindível pensar em proteger o público idoso do Núcleo e estabelecer restrições para que este permanecesse em condições de severo distanciamento social. Assim, a equipe do NETI concebeu, em 30 de março, o projeto de extensão “Programa Quarentena no NETI”. Este visa manter o vínculo com os estudantes idosos do NETI, durante o período de distanciamento social, e promover a saúde destes, por meio de ações educativas. As ações do projeto consistem no envio de materiais educativos relacionados a diferentes temas e à pandemia pelo novo Coronavírus, bem como de conteúdos de entretenimento, estimulação da memória e mensagens de conforto. O conteúdo é enviado periodicamente duas vezes na semana, por meio da ferramenta WhatsApp, a esses alunos. Espera-se que, com o Programa, sejam disseminadas informações sobre a Covid-19, haja a manutenção do vínculo dos estudantes com os professores e a participação dos estudantes do NETI.

Assista ao relato de Osmarina Maria de Souza, de 91 anos:

Tags: coronavírusextensão coronavírusNETIOsmarina Maria de SouzaUFSC