Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados promove ciclo de palestras

30/11/2020 14:29

O Programa de Pós-Graduação em Nanociência, Processos e Materiais Avançados (PPGNPMat) do Campus de Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promove seu primeiro Ciclo de Palestras. O evento ocorre de quarta a sexta-feira, 2 a 4 dezembro, totalmente on-line, e contará com três palestrantes: Cauê Ribeiro de Oliveira (Embrapa), Carlos A. Figueroa (Universidade de Caxias do Sul) e Aldo José Gorgatti Zarbin (Universidade Federal do Paraná).

Todas as atividades iniciarão às 17h e serão transmitidas pelo Canal da UFSC Blumenau no YouTube. Para receber certificado de participação, é necessário preencher o formulário de inscrição.

Confira a programação completa do evento

2 de dezembro, às 17h – Fotoeletrocatálise para redução de CO2 e oxidação controlada de CH4: em busca de um “ciclo de carbono” para a produção sustentável de energia – Palestrante: Cauê Ribeiro de Oliveira (Embrapa)

Resumo: Diversos processos agroindustriais produzem quantidades concentradas de CO2 e CH4, como na produção de etanol. Atualmente, o CO2 produzido na fermentação é descartado, enquanto o potencial de utilização de CH4 pela biodigestão da vinhaça é pouco explorado. Um processo de conversão energética de CO2 e CH4 em químicos como metanol teria impacto no balanço energético do ciclo, mas depende da utilização de uma energia renovável e amplamente disponível, como a solar. Assim, processos fotoeletroquímicos baseados na luz solar proveriam uma forma de armazenamento energético, além de ampliar as possibilidades da cadeia produtiva. No entanto, os desafios ainda são inúmeros, vindo desde a seleção de candidatos a fotocatalisador até o design de células adequadas. Neste seminário serão abordados aspectos gerais do processo e uma visão da experiência do grupo de pesquisa em fotocatálise da Embrapa Instrumentação, ressaltando-se os próximos passos da pesquisa.

3 de dezembro, às 17h – Nanotribologia: da ciência básica às aplicações tecnológicas – Palestrante: professor Carlos Alejandro Figueroa (Universidade de Caxias do Sul)

Resumo: O fenômeno da fricção é uma manifestação complexa da natureza. Apesar do fato de que as leis fenomenológicas possam descrever a força de atrito em diferentes escalas, a compreensão física fundamental de tal fenômeno não possui consenso ainda. Nas últimas décadas, diversos modelos como fonônico, eletrônico, magnético e também eletrostático têm sido propostos para explicar o comportamento do atrito em escala nanométrica. A palestra propõe uma caminhada histórica e conceitual pelas forças dissipativas de fricção, para então discutir os resultados do Grupo Epipolé em sistemas de ultrabaixo atrito de carbono hidrogenado e/ou deuterado e hidrogenado e/ou fluorado amorfo. Por fim, serão apresentados os exemplos de uso no mercado dos filmes finos de carbono amorfo hidrogenado e os desafios tecnológicos existentes para uma aplicação industrial em larga escala desses filmes.

4 de dezembro, às 17h – Interfaces líquidas: uma nova plataforma para preparar e processar materiais complexos – Palestrante: professor Aldo José Gorgatti Zarbin (Universidade Federal do Paraná)

Resumo: Nesse seminário serão abordadas as estratégias para preparação de filmes finos de materiais complexos, multicomponentes e multifuncionais, baseados em uma nova rota de preparação entre líquidos imiscíveis desenvolvida no nosso grupo de pesquisa (Grupo de Química de Materiais da UFPR). Serão apresentados exemplos de preparação de diferentes nanocompósitos, e aplicações em diferentes campos, como em baterias, supercapacitores, fotovoltaicos, sensores, catalisadores, eletrodos transparentes, dentre outros.

Tags: Campus BlumenaulivePrograma de Pós-Graduação em Nanociência Processos e Materiais AvançadosUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina