Performances criadas à distância encerram a Semana da Dança UFSC neste final de semana

20/11/2020 21:23

O resultado das duas imersões artísticas propostas pelos artistas Rubens Oliveira, Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi viram performances ao vivo e serão exibidas neste sábado e domingo, dias 21 e 22 de novembro. O eventos ocorrem no palco on-line do evento. Diluindo as distâncias e construindo corpografias possíveis nos espaços físicos e virtuais, duas imersões artísticas serão apresentadas ao vivo neste fim de semana como resultado dos processos vividos e compartilhados remotamente com os participantes das atividades. Os espetáculos encerram a programação on-line da 6ª Semana da Dança UFSC.

No sábado, às 18h,  as artistas Diana Gilardenghi, Hedra Rockenbach e Paloma Bianchi exibem a performance “Co-Incidências, onde os encontros são possíveis”. O trabalho mostra, em tempo real, o processo realizado na imersão artística e revela os desdobramentos sobre os modos e possibilidades de dança elaborados a partir do corpo em seu habitat.

Foto: divulgação

“Mergulhamos no processo, conhecendo-o dia a dia. O grupo é formado por nove participantes que estão totalmente imersos, disponíveis. Como todo trabalho, a atividade desperta questões e juntos descobrimos ferramentas, sem expectativa com o resultado final, mas interessados no valor da partilha e do encontro criativo. Estamos desbravando nossa cena, que é a nossa casa, a câmera acaba sendo o limite, o lugar, o ponto de vista do espectador. Esse trabalho vem da pesquisa da ferramenta utilizada pela artista Hedra Rockenbach, do aplicativo remoto, um aplicativo de conferência remota e edição em tempo real. E da dramaturgia da Paloma Bianchi. É um trabalho em equipe”, explica Diana Gilardenghi.

No domingo, às 18h, é a vez do bailarino Rubens Oliveira ocupar a tela do evento. A performance resultado da imersão artística “Corpo em risco” traz as respostas dos 15 participantes sobre as questões: Qual o lugar do seu corpo na cidade? Quais riscos estão no corpo? Como enfrentá-los ou acessá-los? Que cidade está nos meus movimentos?

“Essa é a sétima edição do “Corpo em Risco”, a primeira on-line. Então, uma das maiores questões é conseguir tratar dos assuntos, falar das camadas que o trabalho coloca. Fazer reflexões sobre a cidade, sobre nós como comunidade, o corpo que é afetado diariamente por tudo que nos cerca. Neste momento, dentro de casa, essas reflexões ganham uma dimensão ainda maior. Afinal, precisamos lidar com nós mesmos. Então essa experiência está sendo muito potente, principalmente, porque está gerando material de pesquisa das pessoas integrantes do processo. Vêm uma carga muito potente em relação à necessidade de falar, todos estamos querendo falar, dialogar, trocar. O público pode ter certeza que será um espetáculo muito potente e rico nessas trocas com os participantes em cena e mais dois músicos”, revela sobre o trabalho o artista.

Os espetáculos serão transmitidos pelo canal do projeto no Youtube.

Semana da Dança UFSC

Foto: divulgação

A 6ª edição da Semana da Dança UFSC – faz parte da celebração de 60 anos da UFSC – é realizada pela Secretaria de Cultura e Arte da UFSC e Fundação de Amparo à Pesquisa e Extensão Universitária (FAPEU). Tem apoio da TV UFSC e parceria de conteúdo com o projeto Midiateca da Dança. O evento, totalmente on-line, encerra neste domingo, dia 22. A programação completa e gratuita está disponível no site www.semanadadancaufsc.com

 O projeto é realizado pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura, com recursos do Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura ⁄ Artes – Edição 2019.

Serviço

Performance “Co-Incidências, onde os encontros são possíveis”

Data: 21 de novembro

Horário: às 18h

Onde: canal da 6a Semana da Dança UFSC no Youtube

Performance “Corpo em risco”

Data: 22 de novembro

Horário: às 18h

Onde: canal da 6a Semana da Dança UFSC no Youtube

 

 

Luciana de Moraes/jornalista A Casaa

 

Tags: 6a Semana da Dança UFSCdançaSemana da Dança UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina