‘Branquitude e Racismo Estrutural’ é tema aula nesta sexta-feira
O 8º Curso de Curta de Duração (CCD): “Feminismos Negros e a Luta Antirracista” chega a sua quinta aula, intitulada “Branquitude e Racismo Estrutural”, nesta sexta-feira, 13 de novembro, a partir das 14h30, com transmissão ao vivo somente para participantes inscritos no Canal do IEG no Youtube. A aula será disponibilizada na íntegra logo após seu término.
Palestrantes convidadas
Schuma Schumaher: formada em Pedagogia pela Faculdade de Ciência e Letras Professor José Augusto Vieira Machado. Organizou o Dicionário Mulheres do Brasil (2000), que reúne 270 ilustrações e 900 verbetes sobre mulheres de diversas áreas que contribuíram para a transformação social do Brasil em quinhentos anos de história. O livro faz parte da série de trabalhos pertencentes ao projeto Mulher 500 Anos Atrás dos Panos, desenvolvido pela Rede de Desenvolvimento Humano (Redeh), do qual Schuma é coordenadora-executiva.
Lia Schucman: Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2006) e doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em movimentos sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: racismo, psicologia social, branquitude, relações raciais e movimentos sociais.
Cristiane Sabino: Possui graduação em serviço social pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri – Campus JK (2012), mestrado em Política Social pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016) e doutorado em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina (2019). Atualmente é membro de grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Latino-americanos (IELA/UFSC) e professora de carreira do magistério superior da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em Serviço Social, atuando principalmente nos seguintes temas: América Latina, dependência, superexploração, questão agrária e questão racial.
Mediadora: Deane de Jesus: Psicóloga pela Universidade Federal da Bahia. Redutora de Danos no Programa Corra pro Abraço Juventudes Salvador (BA). Tem experiência na Rede de Atenção Psicossocial, com ênfase na atenção a pessoa que usa droga; trabalho e intervenção psicossocial com comunidades; infâncias e relações étnico-raciais. É idealizadora do projeto de extensão COMUCIDADE: organizações políticas e práticas comunitárias (UFBA), do qual foi coordenadora no período 2015-2019. É idealizadora do projeto Encruzilhadas Clínicas (2019).
Mais informações: ieg.ufsc.br