Editora da UFSC: 40 anos dedicados à difusão de educação, ciência e artes
“Porta de saída das publicações técnicas, científicas, literárias e culturais da Universidade Federal de Santa Catarina e da comunidade em geral.” Assim sua diretora, Gleisy Regina Bóries Fachin, resume a atuação da Editora da UFSC (EdUFSC), que está de aniversário nesta sexta-feira. Completam-se, neste 30 de outubro, 40 anos desde sua instituição, em 1980, por meio da Resolução nº 005/GR/80.
Diversas ações foram planejadas para a celebração da data. Um site especial foi criado para apresentar as quatro décadas de história, com destaque para uma linha do tempo que inclui fotografias antigas e recentes e recortes de jornais, entre outros materiais. Nesta sexta-feira, inicia, ainda, uma série especial da TV UFSC, com episódios semanais e depoimentos de pessoas ligadas à história da Editora. O primeiro programa tem como convidado o reitor Ubaldo Cesar Balthazar. Também fazem parte das atividades comemorativas o lançamento de um catálogo que reúne as publicações da EdUFSC desde 2017 e uma promoção, iniciada em 19 de outubro e que segue até sábado, dia 31: todos os livros com 40% de desconto para compras on-line.
>> Confira a matéria sobre os 40 anos da EdUFSC, no Universidade Já, produzida pela TV UFSC
Entre as pioneiras
Conforme explica o professor Ernani Bayer, reitor que assina a portaria de instituição da Editora, sua criação foi uma demanda da comunidade universitária. “Foi uma iniciativa do pessoal da própria Editora, que já começava a fazer algumas edições, mas nós não tínhamos recursos na época para fazer o que pretendíamos. O Salim Miguel preparou, então, todo o processo para mandar para o Ministério da Educação. E aí, o que aconteceu foi que, junto do pedido da nossa editora, tinham mais dez pedidos de editoras de outras universidades”, conta Ernani, fazendo questão de salientar o papel do escritor Salim Miguel para a constituição da EdUFSC, da qual foi diretor de 1983 a 1991. De acordo com o ex-reitor, uma nota publicada no Jornal do Brasil, na coluna Informe JB, por um conhecido de Salim, foi essencial para sensibilizar o Ministério a autorizar a verba para a criação das 11 editoras.
Apesar da sua instituição em outubro de 1980, foi somente em 12 de dezembro daquele ano que a EdUFSC foi efetivamente criada e regulamentada, dando início às atividades sob direção do professor João Nilo Linhares. Em 1981, publicou seu primeiro livro: Henrique Lage e o desenvolvimento Sul Catarinense, de autoria da professora Ondina Pereira Bossle e prefácio de Fernando Marcondes de Mattos.
“Na época só existiam duas ou três universidades com editoras, como a Universidade de São Paulo, a Federal do Rio de Janeiro e a Universidade de Brasília”, comenta Ernani. A fundação da EdUFSC “possibilitou que o trabalho universitário, principalmente resultado de pesquisas, fosse divulgado não só na academia, mas também em circuitos que ainda não tinham possibilidade de acessar o que as universidades estavam produzindo. Portanto, foi um momento de grande impacto a criação daquelas 11 editoras, que vieram a se juntar àquelas universidades mais antigas, com editoras já consolidadas. Essa publicação de livros, de pesquisas, e também de trabalhos de outra ordem, colocou as universidades mais novas em igualdade de condições em relação à edição de livros e à possibilidade de mostrar sua produção”, complementa o professor.
Quatro décadas disseminando conhecimento
Desde então, a Editora da UFSC já publicou 1.180 títulos, em uma média de 30 obras por ano. A Coleção Didática é sua principal linha de produtos, em atenção à sua missão: a de ser uma editora universitária que atende a demanda técnico-científica, acadêmica e cultural da UFSC, assim como da comunidade em geral. Além disso, contribui com a disseminação do conhecimento, por meio da publicação de obras com excelência técnica quanto aos aspectos de revisão, editoração e impressão, além de preços acessíveis aos estudantes e ao público em geral. Isso, sem contar os mais de 60 e-books disponibilizados gratuitamente, que também colaboram para que a EdUFSC cumpra sua função social, enquanto editora de uma universidade pública federal.
Ao longo de seus 40 anos, a Editora passou por diversas transformações, adaptando-se às demandas de cada época e às exigências do mercado editorial. Entre as mudanças mais recentes, destacam-se a realização de concursos literários desde 2010, seu processo de estruturação como um projeto institucional da UFSC, em andamento desde 2016 com o objetivo de inserir a EdUFSC em todos os processos internos da Universidade, e a busca pela regulamentação financeira e fiscal – em agosto de 2018, conquistou seu CNPJ e atualmente se organiza para obter a inscrição estadual. E, como ocorre com pessoas e organizações em todo o mundo, neste ano, mais do que nunca, a EdUFSC vem se reinventando em razão da pandemia de Covid-19. Desde março de 2020, foram feitas alterações nas rotinas e nos processos de trabalho, com maior incorporação de recursos tecnológicos, bem como nos procedimentos de submissões de livros, que agora ocorrem de modo 100% digital. Também foi reaberta a livraria virtual, e a EdUFSC vem participando de feiras virtuais de todo o país.
Algumas coisas, contudo, se mantêm estáveis ao longo das décadas: desde sua criação, a Editora da UFSC se pauta por uma atividade voltada ao ensino, à educação, à ciência e às artes, com ênfase na academia, no público universitário e na comunidade em geral. “É a casa publicadora da produção científica, técnica e literária da Universidade”, afirma Gleisy, ressaltando a importância da Editora para mostrar à sociedade o que é produzido na instituição. Não são, contudo, somente as obras dos membros da comunidade universitária que têm espaço ali. “A Editora foi criada, na proposta original de 1980, para que atendesse a produção científica da universidade e da comunidade em geral. Então, ela aceita publicações de outras universidades e de pessoas da comunidade”, complementa a diretora.
O seu papel para a popularização do conhecimento é enfatizado também pelo reitor da UFSC, Ubaldo Cesar Balthazar: “Há espaços imprescindíveis em uma Universidade. E a nossa editora é um deles: essencial, fundamental, a quem cabe uma de nossas mais importantes missões, a de difundir tanto conhecimento. Vida longa à Editora Universitária e vida longa aos livros!”.
TV UFSC Especial: EdUFSC 40 anos
Para comemorar seus 40 anos, a Editora da UFSC promove em parceria com a TV UFSC uma série de entrevistas com pessoas ligadas à história da EdUFSC. A primeira entrevista é com o reitor Ubaldo Cesar Balthazar, que fala sobre a importância da Editora, os desafios, a qualidade e iniciativas que a aproximam da sociedade.
Camila Raposo/Jornalista da Agecom/UFSC