TCC da  Graduação em Letras Espanhol da UFSC vence ‘Prêmio Hispanismos: primeiras experiências’

11/09/2020 10:51

Camila: premiada pelo trabalho de conclusão de curso

O trabalho de conclusão de curso As dimensões do poder e solidariedade no uso das formas de tratamento: um estudo das vozes femininas em Entremeses cervantinos, de Camila Rodrigues Albuquerque, graduanda do Curso de Graduação em Letras Espanhol do Departamento de Língua e Literatura Estrangeiras (DLLE/UFSC), conquistou o primeiro lugar no Prêmio Hispanismos: primeiras experiências, na categoria Estudo de língua. A divulgação foi realizada na última sexta-feira, 4 de setembro, no encerramento do XI Congresso Brasileiro de Hispanistas.

A pesquisa desenvolvida para o TCC de Camila, conta a estudante, “foi uma ótima oportunidade de integrar meu interesse pela Literatura do Século de Ouro espanhol com a experiência adquirida na área da Linguística durante o período em que fui bolsista de iniciação cientifica no projeto CEEMO (estudios en Corpus del español escrito con marcas de oralidad), sob orientação da professora Leandra Cristina de Oliveira (DLLE/PPGL/UFSC)”.

Para Camila, a participação no Prêmio Hispanismos foi uma “experiência maravilhosa”, onde pôde “apresentar resultados para estudantes e docentes que atuam no ensino e pesquisa da língua espanhola em todo Brasil. A premiação é um reconhecimento de meu trabalho desenvolvido durante a graduação e reflete a qualidade dos projetos de pesquisa que vêm sendo realizados no grupo CEEMO”

“Trata-se de uma pesquisa que concilia os interesses iniciais da estudante pela área da Literatura, mas que foi amadurecendo e voltando-se para a área da Linguística, prova de que as fronteiras disciplinares não precisam ser tão rígidas e que o diálogo de áreas afins pode gerar ótimos resultados”, sinaliza a professora Leandra, orientadora do estudo. Ela acrescenta, ainda, que o trabalho conta com a interlocução entre acadêmicos do Projeto  CEEMO e o apoio das pós-graduandas em Linguística, Helena Gouveia e Cecília Augusta Vieira, do Projeto Varsul/UFSC, com o programa estatístico Goldvarb: “Sem dúvida, um importante reconhecimento não apenas à área de Letras Espanhol, como à Instituição. Uma pesquisa concluída nos limites emocionais em tempos de pandemia, que traz, em seu resultado e, agora, com esta premiação, visibilidade e bons ânimos”.

Mais informações aqui.

 

Tags: CEEMOespanholletras-espanholUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina