UFSC na mídia: jornalista divulga série histórica sobre a Universidade

31/08/2020 14:54

Antiga Casa da Estudante Universitária (CEU), moradia exclusivamente feminina, na rua Esteves Júnior. Foto: Carlos Damião

Em seu blog, o jornalista Carlos Damião deu início no último domingo, 30 de agosto, a uma série de postagens sobre os 60 anos da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), que se completam em 18 de dezembro deste ano. Os posts destacam aspectos da história da universidade que mexeram com Florianópolis.

O primeiro texto aborda a moradia estudantil. Dois imóveis da área central da cidade serviram para abrigar os alunos que vinham de fora e não tinham recursos para alugar imóveis na capital catarinense. A antiga Casa da Estudante Universitária (CEU), localizada na rua Esteves Júnior, era estritamente feminina e de propriedade da professora Alice Guilhon Gonzaga Petrelli, que a alugou para moradia estudantil durante cerca de 25 anos.

O outro prédio que serviu como moradia para os estudantes da UFSC na década de 1960 ficava próximo à casa em que funcionava a CEU, na esquina da Praça Esteves Júnior com a rua Almirante Lamego, onde hoje se localiza o Shopping Praia de Fora. A construção original abrigou, no fim da década de 1950 e início da década seguinte, a revendedora de automóveis da marca francesa Simca, de propriedade do empresário José Carlos Daux. Quando desativou a firma, Daux adaptou a construção para acomodar estudantes da UFSC.

O texto completo pode ser lido no blog de Carlos Damião.

Tags: UFSCUFSC 60 anosUFSC na mídiaUniversidade Federal de Santa Catarina