HU adquire novos aparelhos de anestesia dentro do plano de renovação do parque tecnológico

10/08/2020 11:42

Novos equipamentos do HU. Foto: Unidade de Comunicação Social/HU-UFSC

Já estão funcionando no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) seis novos aparelhos de anestesia, utilizados em salas cirúrgicas e adquiridos por cerca de R$ 1,4 milhão. Os equipamentos – sistema de anestesia com monitorização – chegaram em junho deste ano e fazem parte do plano de renovação do parque tecnológico da instituição.

Os recursos são do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários (Rehuf), gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), empresa vinculada ao Ministério da Educação (MEC) e que gerencia 40 hospitais universitários. O Rehuf é financiado pelo próprio MEC e pelo Ministério da Saúde.

O chefe do Setor de Engenharia Clínica do HU, Léo Fabrício Pereira, explicou que as máquinas novas possuem como diferencial o bloco aquecido para o circuito respiratório e sistema de monitorização integrado ao sistema de anestesia, que permite maior precisão no trabalho do anestesista, além de contarem com tecnologia que reduz o custo para o hospital já que dispõem de sensores para medida de O2 permanentes, enquanto os aparelhos anteriores contavam com células que precisavam ser substituídas periodicamente.

“O sistema é mais prático e, com esses sensores, reduz o custo de substituição”, resumiu Léo Pereira, acrescentando que a aquisição desses equipamentos está dentro do plano de prioridades acordado com a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), que incluiu também a compra de ventiladores pulmonares para a UTI Neonatal, que chegaram em janeiro.

O anestesiologista Diogo Vinicius de Melo Destro, que está no HU há cerca de um ano, disse que os novos equipamentos representam mais segurança para o profissional e para o paciente, com a monitorização. “Se você tem dados mais sofisticados, consegue otimizar o trabalho de anestesia e oferecer um melhor cuidado”, detalhou.

“Além disso, isso tudo representa uma melhora no conhecimento,” acrescentou o médico, explicando que a renovação dos equipamentos garante às equipes do hospital acesso a uma tecnologia mais moderna e sofisticada, o que é importante, já que o HU-UFSC é um hospital de ensino.

O Setor de Engenharia Clínica faz parte da Divisão de Logística e Infraestrutura Hospitalar, que integra a Gerência Administrativa do HU, dentro do organograma da EBSERH. O setor é responsável pela gestão, desde a pré-incorporação até a obsolescência, das tecnologias utilizadas nas diversas atividades assistenciais ligadas ao paciente, estabelecendo as estratégias de gestão dessas tecnologias.

Unidade de Comunicação Social/Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC)

Tags: AnestesiaHUHU UFSCUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina