Projeto #QuarentenaArteUFSC apresenta coletânea de audiolivros de Clarice Lispector
O Projeto Releituras – Livro Acessível, em conjunto com a Radioteatro UFRJ, lançou uma coletânea de contos e crônicas de Clarice Lispector em forma de audiolivro, em homenagem ao centenário da autora em 2020. As narrações são feitas pela atriz Aracy Balabanian, e o álbum está disponível no Spotify e no YouTube.
Releituras é um projeto de voluntariado que visa produzir audiolivros e fornecer esse material acessível para pessoas com dificuldades de leitura de material impresso (cegos, baixa visão, pessoas com limitações cognitivas, etc). Foi criado em 2017 pela estudante de Letras – Português da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) Maria de Fátima Medeiros e Silva e, desde então, já recebeu reconhecimentos e premiações, como o Prêmio Acessibilidade Instituto Guga Kuerten (IGK 2018), e foi selecionado em programas de incubação, como Instituto Nexxera, Cocreation Lab e Impact Hub, e para participação no quadro The Wall, do programa Caldeirão do Huck.
Antes da pandemia, eram ministradas oficinas de preparação para voluntários na Biblioteca Universitária da UFSC, entre outros locais, e realizadas gravações no Laboratório de Radiojornalismo da Universidade. Atualmente, a equipe busca produzir e disponibilizar aulas online e receber de voluntários gravações feitas em casa.
#QuarentenaArteUFSC é uma ação colaborativa da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte) que oferece alternativas artísticas e culturais que possam ser apreciadas pela internet. A iniciativa objetiva valorizar e difundir a arte e a cultura produzidas na UFSC. Para participar basta enviar mensagem nas redes sociais da SeCArte (Facebook e Instagram) ou publicar a atividade artística cultural nas mesmas redes sociais com a hashtag #QuarentenaArteUFSC. Também é possível participar pelo e-mail secarte@contato.ufsc.br.