Conclusão de regime diferenciado de contratações gera economia de 26,5% e viabilizará obra no Biotério Central
O diretor do Departamento de Licitações (DPL) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ricardo da Silveira Porto, homologou na última quinta-feira, 9 de julho, o certame licitatório RDC nº 004/2020. Seu objeto consiste na obra de reforma do prédio do Centro de Produção e Manutenção de Roedores, pertencente ao Biotério Central da Universidade.
A disputa licitatória realizada pelo Regime Diferenciado de Contratações Públicas (RDC) teve sua abertura realizada eletronicamente no dia 17 de junho. Após o transcurso licitatório, foi finalizada com uma economicidade de R$ 107.838,67, equivalente a 26,5% em relação à estimativa inicial da UFSC, que era de R$ 406.938,37. O percentual se reflete em toda a execução da obra.
Para Porto, o sucesso na conclusão desse certame é uma grande satisfação devido à expectativa em torno da obra, “seja no âmbito da coordenação do Biotério Central, que há anos aguarda por esta estrutura a ser executada, como pela própria Pró-Reitoria de Pesquisa, interessada diretamente nas ações que são desenvolvidas pelo Biotério Central da UFSC”.
“Consolidar um processo licitatório com sucesso é muito gratificante, principalmente quando o mesmo representa atender uma obra de grande expectativa, cuja satisfação não se mensura. Nos colocamos no lugar da unidade demandante e, especialmente neste caso concreto, dos pesquisadores que poderão usufruir de instalações mais adequadas para o desenvolvimento de estudos tão relevantes para nossa sociedade”, comenta o diretor.
A presidente da Comissão Permanente de Licitações do DPL, Meryellem Yokoyama Neves, destaca que conduzir o RDC para contratação de uma obra dessa importância perpassa os muros da instituição: “A futura reforma nas instalações do CPMR certamente será de grande relevância para projetos de pesquisa em prol de nossa sociedade”.
Mais informações sobre o certame estão disponíveis na página do processo de licitação.