UFSC recebe quase 1500 litros de álcool 70 INPM produzidos a partir de doação de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal

16/06/2020 16:35

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) recebeu, nesta terça-feira, 16 de maio, 1.495 litros de álcool 70 INPM, ideal para a desinfecção no combate à Covid-19. O álcool foi produzido a partir de cerca de 3 mil litros de bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal. O alambique Cachaça do Imperador, de Santo Amaro da Imperatriz, foi o responsável pelo processo de produção, e entregou 299 bombonas de 5 litros à instituição.

O processo começou em 4 de junho, quando a UFSC recebeu a doação de diversas bebidas apreendidas – uísque, vodka, gim, licores, tequila, vinho e cerveja. As garrafas faziam parte de cargas apreendidas pela Receita Federal, que por sua vez, doa o líquido para pesquisas ou para a produção de insumos ou combustíveis. Ações similares já aconteceram em universidades do Paraná e Rio Grande do Sul.

Processo

O processo começa com a mistura de todos os líquidos em um recipiente único. Depois disso, o líquido é destilado, e assim o álcool é separado dos demais componentes da bebida alcoólica – como lúpulo, taninos, etc. – que modificam o cheiro e sabor das bebidas. O resultado é uma solução de álcool e água na proporção 70-30.

“O álcool 70 INPM (70% em massa de álcool e 30% em massa de água) é um importante bactericida. Na UFSC será utilizado na desinfecção de ambientes e superfícies. Todo o material já está no almoxarifado do RU e será muito útil para a Universidade”, explica Pedro Manique Barreto, pró-reitor de Assistência Estudantil.

Parceria

O alambique responsável pelo processo de produção é de propriedade do engenheiro eletricista Hélio Machado, egresso da UFSC. “Somos uma empresa de porte pequeno, nossa cachaça recebeu prêmios no Brasil e no exterior. Com essa parceria, nós acabamos reaproveitando as garrafas para armazenar a nossa produção. Eu me formei na UFSC, tive um ensino totalmente gratuito, e eu acho que é um jeito de retribuir para a Universidade o que eu recebi”, salientou Hélio.

As bombonas utilizadas no acondicionamento do produto final foram doadas pela Água Mineral Imperatriz.

 

 

Saiba mais:

Tags: álcool 70coronavírusPRAEUFSCUFSC SolidáriaUniversidade Federal de Santa Catarina