Professores da UFSC pesquisam efeitos socioeconômicos da pandemia em SC

01/06/2020 10:45

Pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina começam a colher respostas à pesquisa “Covid-19 em Santa Catarina: Estudo sobre níveis de conhecimento, padrões de comportamento social e impactos na vida social e econômica”, em 1º de junho.

A investigação é desenvolvida por professores dos departamentos de Sociologia e Ciência Política e de Saúde Pública da Universidade Federal de Santa Catarina e tem por objetivos mapear atitudes e comportamentos da população catarinense em relação à pandemia, identificar os principais efeitos sociais e econômicos das medidas de restrição à circulação e localizar os padrões de acesso à informação sobre a doença.

“A recuperação social e econômica do estado depois do declínio da pandemia se beneficiará de políticas públicas estruturadas a partir de informações a respeito dos principais efeitos das medidas de restrição à circulação social”, afirma um dos coordenadores do estudo, o professor de Ciência Política Julian Borba. “Os efeitos da pandemia não se restringem aos aspectos econômicos: são também sociais ou psicológicos”.

Os pesquisadores querem obter nesta etapa o maior volume possível de respostas, de pessoas de todos os estratos sociais. Nas etapas seguintes, “nossa intenção é acompanhar como os cidadãos vão lidar com as diferentes dificuldades que aparecerão no retorno às atividades presenciais, quando isso for possível”, explica o professor Sérgio Freitas, do departamento de Saúde Pública, também coordenador da pesquisa.

Informações complementares e o questionário estão disponíveis na página da pesquisa na internet: https://efeitosdapandemia.paginas.ufsc.br. O tempo estimado de preenchimento das respostas é menor que 10 minutos. O questionário também pode ser acessado no link: https://pt.surveymonkey.com/r/CovidUfsc.

Tags: coronavírusCovid-19UFSCUniversidade Federal de Santa Catarina