Pesquisa aborda o ambiente de trabalho de enfermeiros diante da pandemia de Covid-19
Pesquisadores das universidades federais de Santa Catarina (UFSC), Santa Maria (UFSM) e São Paulo (Unifesp) estudam como o ambiente de trabalho dos enfermeiros tem sido impactado com o atendimento a casos suspeitos e/ou confirmados de Covid-19 no contexto hospitalar. Os achados poderão gerar subsídios para a organização do trabalho e a gestão do cuidado a pacientes com a doença, contribuindo para maior satisfação dos profissionais e melhoria na qualidade do cuidado no contexto hospitalar.
O estudo é um adendo realizado a um projeto de pesquisa multicêntrica que já estava em andamento sobre ambiente de trabalho e empoderamento do enfermeiro em hospitais universitários. Os participantes são os enfermeiros vinculados aos hospitais das três instituições participantes. A coleta é realizada por meio de um questionário on-line.
Na UFSC, a pesquisa envolve o Laboratório de Pesquisa, Tecnologia e Inovação em Políticas e Gestão do Cuidado e da Educação em Enfermagem e Saúde (Gepades) e o Laboratório de Pesquisas no Cuidado de Pessoas em Situações Agudas de Saúde (Geass), por meio dos professores do Departamento de Enfermagem José Luís Guedes dos Santos e Daniele Delacanal Lazzari. Na UFSM, a pesquisa tem a participação das professoras Silviamar Camponogara e Etiane Freitas. Na Unifesp, participam o professor Alexandre Balsanelli e a enfermeira Ieda Aparecida Carneiro.
Mais informações podem ser obtidas com o professor José Luís Guedes dos Santos pelo e-mail jose.santos@ufsc.br