Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da UFSC passa a fazer reuniões online

25/05/2020 10:07

O Grupo de Gestantes e Casais Grávidos da UFSC (GGCG), ativo há 24 anos no Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) em parceria com o Departamento de Enfermagem, passou a ser realizado por videoconferência devido à pandemia da Covid-19. Até hoje, já foram abertos 97 grupos e já estão previstas novas turmas.

O GGCG da UFSC é uma atividade educativa, de extensão articulada ao ensino e a pesquisa, dirigida às gestantes e acompanhantes, coordenado por uma das psicólogas da Maternidade do HU-UFSC/Ebserh, docentes do Departamento de Enfermagem, educadora perinatal e com o apoio de bolsistas acadêmicas do curso de Enfermagem da UFSC. Guia-se por pressupostos da humanização do cuidado, autonomia dos usuários e interdisciplinaridade. 

Nestes encontros, que já reuniram 1.891 gestantes e 1.313 acompanhantes, os participantes escolhem os assuntos de seu interesse junto com a equipe integrante do projeto composta por docentes do Departamento de Enfermagem, psicóloga do HU, docentes aposentadas voluntárias e bolsistas de extensão. São debatidos temas como aspectos físicos, emocionais e sociais da gravidez; preparação e cuidados para o trabalho de parto, parto e nascimento; aspectos gerais da amamentação; cuidados no puerpério e cuidados físicos e psicoafetivos do recém-nascido. Nesta época, também estão sendo inseridas orientações e medidas de prevenção sobre o atendimento das gestantes, puérperas recém-nascidos no contexto da pandemia da Covid-19.

“Todos os temas são abordados de forma ampla, incluindo o papel do pai do bebê e a atuação da família ampliada. Além disso, o grupo conta com o apoio do aplicativo WhatsApp para fornecer orientações, compartilhar experiências e dirimir dúvidas”, explicou a coordenadora do grupo.

De acordo com uma das integrantes da equipe, ao longo destes 24 anos, os encontros foram presenciais, sendo realizados quatro grupos por ano, de forma que em cada grupo são realizados oito encontros consecutivos, que ocorrem uma vez por semana. Os casais e acompanhantes se inscrevem e, depois de fechado o grupo, as bolsistas de extensão entram em contato para explicar como serão os encontros.

Com a pandemia, a equipe do projeto considerando a importância de manter as atividades, decidiu pelos encontros por webconferência. As pessoas inscritas são acionadas, por telefone ou WhatsApp, e recebem orientações sobre como serão os encontros. Já foram usadas plataformas como https://meet.jit.si/ e Conferência WEB da RNP, que são escolhidas de acordo com a disponibilidade dos participantes. Os encontros são semanais e os participantes do grupo atual, que começou no dia 14 de maio já estão inscritos, mas serão abertas novas turmas.

“Devido à procura constante de gestantes e acompanhantes para a participação no GGCG da UFSC, além da avaliação positiva desta recente modalidade online, e sobretudo para mantermos a contribuição que há mais de duas décadas esta atividade promove, serão realizadas outras versões online enquanto houver as medidas de isolamento social durante essa pandemia”, explicou a coordenadora.

Gestantes e Casais Grávidos residentes na Grande Florianópolis que tiverem interesse em participar destes grupos deverão ligar para o telefone 3721-8284 ou por meio do preenchimento do formulário online para pré-inscrição no grupo disponível aqui.

Unidade de Comunicação Social/ Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC)

Tags: coronavírusCovid-19Hospital Universitário (HU/UFSC)HUUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina