Encontro virtual aproxima estudantes do curso de Administração EaD
174 pessoas, entre alunos dos cursos de Administração presencial e a distância da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), tutores e professores, se reuniram online para uma webconferência. O encontro, que ocorreu no dia 29 de abril, teve o objetivo de aproximar os estudantes do curso e incluiu a participação de coordenadores da Universidade Aberta do Brasil (UAB) e do diretor do Centro Socioeconômico (CSE), Irineu Manoel de Souza.
A atividade foi moderada pela coordenadora de tutoria da UAB e professora do Departamento de Enfermagem, Monica Lino. Segundo ela, “o encontro superou as expectativas, pois além de os estudantes conhecerem os seus tutores e professores ao vivo, com a possibilidade de interação, expuseram as suas dúvidas e os seus sentimentos em relação ao curso e ao o que vem ocorrendo no Brasil e no mundo, ou seja, o quanto a Covid-19 transformou a vida de todos”.
Monica destaca que o distanciamento social influenciou o trabalho desenvolvido nas instituições de ensino, afetando inclusive, os cursos a distância: “A dimensão desse impacto ainda não pode ser medida, mas certamente complexificou o papel desempenhado pelos professores, tutores e pelos próprios estudantes da EaD, gerando estresse e ansiedade, com diminuição da produtividade econômica e ampliação da vulnerabilidade social de pessoas com situação já desfavorecidas, bem como, de suas famílias”.
A ideia do encontro virtual surgiu a partir de um levantamento realizado pela equipe da UAB/UFSC, que percebeu, desde que a pandemia teve início, acentuada queda na frequência e nos acessos dos estudantes dos cursos de graduação a distância da UFSC aos conteúdos online e prejuízos provenientes da realidade vivenciada. Para o coordenador geral da UAB/UFSC, Rafael Moré, “a produtividade desse encontro singular motivou a abertura para iniciativas futuras. A ideia é que esse seja o primeiro de muitos encontros virtuais”. Assim, os chats para grupos de estudantes ou turmas foram substituídos por webconferências, de modo que todos possam interagir simultaneamente como em uma sala de aula remota: aluno, tutor e professor.
“A webconferência evidenciou que além de um computador há outra pessoa do outro lado da telinha vivendo essa pandemia e somando à sua rotina as mesmas angústias; são sentimentos partilhados no coletivo”, salientou Monica. “Ferramentas como o Mconf, Google Meet e Microsoft Teams permitem que o estudante se conecte com o professor como se fosse uma sala de aula normal, mas em ambiente virtual, e dispõe de recursos como webconferências, que podem estar inseridas por plugins no ambiente Moodle. Estamos trabalhando para ofertar o que há de melhor ao estudante da UFSC”, destaca o coordenador adjunto da UAB/UFSC, Isaías Bianchi.
A iniciativa influenciou também outros cursos do sistema UAB/UFSC. No Programa Nacional de Formação em Administração Pública (PNAP), vários encontros online foram realizadas, a fim de promover a interação síncrona e a aproximação entre as pessoas envolvidas no curso. “A agenda está cada vez mais cheia de encontros virtuais planejados ainda neste semestre”, afirma a professora do PNAP Helen Fischer, aprovando a estratégia adotada.
“Muitas aulas já estão sendo ministradas por webconferência, em tempo real nos Cursos de Graduação EaD/UFSC. É mais interessante que as vídeo-aulas gravadas, pois nessa situação a interação é ao vivo e a dúvida é tirada no exato momento em que surge, promovendo melhor aproveitamento no processo de ensino-aprendizagem”, enfatiza Monica.