Artista plástica doa quadros para fazer homenagem aos profissionais do HU

Da esquerda para a direita: a gerente de Atenção à Saúde, Francine Lima Gelbke, a superintendente do HU, Maria de Lourdes Rovaris, o gerente administrativo, Paulo Portella, a chefe da Divisão de Enfermagem, Silvana Alves Benedet Ofugi Rodrigues, e a artista Daisy Américo posam ao lado dos quadros. Foto: Ricardo Torres/Hu-UFSC
Quem passa pelo hall do Hospital Universitário Professor Polydoro Ernani de São Thiago (HU-UFSC) pode ver obras da artista plástica Daisy Américo, que doou três quadros de sua autoria para o hospital. As pinturas, cuja temática é a cidade de Florianópolis e o combate à pandemia da Covid-19, já estão expostas na entrada principal da instituição.
A artista explicou que tanto as obras quanto a doação para o hospital foram construções coletivas. “Eu coloquei a sugestão no meu Instagram e recebi vários comentários, inclusive de pessoas que tiveram a experiência de passar pelo HU e se sentem agradecidas pelo acolhimento aqui”, explicou Daisy, cujo perfil no Instagram é @daisyamerico.
“Eu quis fazer uma construção junto com os moradores, pois sinto que a cidade também tem algo a dizer neste momento e eles me ajudaram tanto na escolha das frases que compõem as obras quanto na decisão sobre o hospital que receberia estas doações”, afirmou a artista, acrescentando que em sua família também há ex-pacientes do hospital.
Daisy entregou os três quadros nesta segunda-feira, 4 de maio, sendo que uma das obras será sorteada entre os colaboradores do hospital. Os critérios para sorteio ainda estão sendo discutidos. “É uma forma de agradecer a todos os trabalhadores do hospital pelo empenho e pelo esforço que estão fazendo neste momento e em todos os outros momentos em que precisamos destes serviços”, disse.
A artista, que fez questão de entregar as obras juntamente com uma carta de agradecimento disse que a expectativa é de que, com as obras e a construção coletiva, ela e os moradores de Florianópolis possam passar uma mensagem de otimismo e agradecimento.
“A intenção das obras de arte que chegam ao Hospital Universitário é levar o colorido da linguagem artística, gratidão, carinho e energia de amor por meio da arte, dos seguidores que ajudaram a escolher a Instituição e construir o conceito da obra principal. É, contudo, o reconhecimento da cidade de Florianópolis ao Hospital Universitário (UFSC) por sua referência e atuação na sociedade”, disse a artista, na carta entregue junto com os quadros.
Daisy trabalha com o tema da cidade de Florianópolis. Ela já participou duas vezes da CasaCor, apresentou exposições pela cidade (como “Quiridinha de Floripa” e “O Meu Lugar é Aqui”), é autora de uma obra que marcou a reabertura a Ponte Hercílio Luz (encomenda e presente do chefe da Casa Civil para o ato oficial) e tem obras apresentadas no exterior. É formada em Direito e Artes Visuais e desde 2008 se dedica exclusivamente às artes plásticas.
“Meu sentimento de gratidão é enorme aos profissionais de saúde, o Hospital Universitário de Santa Catarina (UFSC) é referência de atendimento público, gratuito e humanizado, tive a oportunidade de conhecer o trabalho dos profissionais de perto e é contagiante o cuidado e amor de seus profissionais. Nesse sentido, agradeço imensamente à direção, pela belíssima gestão e todos os profissionais pelo seu exercício”, acrescentou a artista.
Obras doadas:
Um dia Feliz
Medidas: 1,80 x 0,85
Artista: Daisy Américo
Um passeio de Bike pela Beira-mar de Floripa, o casal apaixonado espalha amor e sorrisos largos por onde passam.
Cuide-se
Medidas: 1,60 x 0,85
Artista: Daisy Américo
A importante dos cuidados pessoais para o enfrentamento da COVID-19. O conceito da obra foi construído juntamente com os seguidores das redes sociais. O HU(UFSC) foi o hospital escolhido pelo público para receber o presente. É um reconhecimento da grande Florianópolis à gestão e todos os colaboradores do HU. Minha enorme gratidão!
Vai ficar tudo bem
Medidas: 1,00 x 0,80
Artista: Daisy Américo
Mensagem de apoio e otimismo para os profissionais de saúde e dos profissionais para o público do HU(UFSC).
Texto: Sinval Paulino – HU/UFSC