UFSC Blumenau entrega 300 máscaras de proteção à prefeitura municipal

29/04/2020 12:59

Máscaras foram produzidas com tecnologia de impressão 3D – Foto: divulgação

O Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) realizou a entrega de 300 máscaras produzidas com tecnologia de impressão 3D à Prefeitura de Blumenau, na terça-feira, 28 de abril. O material de proteção será destinado aos profissionais da saúde do município que atuam na linha de frente no combate à Covid-19.

O coordenador do projeto, o professor do Departamento de Engenharia de Controle, Automação e Computação (CAC) Alex Fabiano Bueno, e os estudantes Gabriel Aluizio Ludwig Fonseca e Pedro Henrique Burigo Lemos foram recepcionados pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt, e pelo Secretário de Promoção da Saúde, Winnetou Krambeck. A UFSC Blumenau segue arrecadando materiais para viabilizar a continuidade da produção, com pretensão de atingir a marca de mil itens confeccionados (saiba aqui como contribuir).

Na ocasião, foi entregue ainda um ofício em nome da direção geral do campus, no qual a instituição coloca sua estrutura à disposição do poder público municipal para ações de combate ao coronavírus. No documento, o diretor da UFSC Blumenau, João Luiz Martins, salienta a existência de protótipos de aventais e máscaras, desenvolvidos pelo curso de Engenharia Têxtil, que podem ser utilizados para uma eventual produção em larga escala. Martins também colocou à disposição a equipe de pesquisadores da universidade, que possui em seu quadro docentes com experiência em modelagem matemática e simulação – incluindo modelos epidemiológicos – de modo a auxiliar o corpo técnico da prefeitura na interpretação de dados e na verificação de validade dos modelos para a tomada de decisões.

Em resposta, Mário Hildebrandt agradeceu os esforços empreendidos pela UFSC afirmando que “certamente tal oferta será levada em consideração para futuras tomadas de decisão deste Poder Executivo, de forma que o município de Blumenau possa enfrentar essa pandemia de forma coordenada”. O prefeito lembrou ainda que segue em vigência o estado de calamidade pública decretado tanto pelo município, quanto pelo estado de Santa Catarina. Até terça-feira, 28 de abril, Blumenau registrou 194 casos confirmados de Covid-19, sendo um total de 1.995 no estado catarinense.

Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau

Tags: Campus BlumenaucoronavírusmáscarasUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina