UFSC desenvolve Simulador Didático de Ventilação Mecânica para estudantes e profissionais de saúde

20/03/2020 14:29

Tatiana capacita profissionais e estudantes no Rio de Janeiro. Foto: divulgação.

O professor Daniel Girardi, do Campus Blumenau da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) desenvolveu, em parceria com a fisioterapeuta Tatiana de Assis Girardi, um Simulador Didático de Ventilação Mecânica (SDVM) gratuito para que estudantes profissionais da saúde possam simular um paciente em ventilação mecânica invasiva em diversas situações clínicas. A atenção ao procedimento tem crescido nas últimas semanas, pois ele é adotado para tratamento nos casos mais graves em pacientes com a COVID-19 (doença causada pelo coronavírus).

“No SDVM, é possível simular um paciente com a COVID-19 em diferentes gravidades da Síndrome do Desconforto Respiratório Agudo (SDRA) e assim, de forma segura, testar cenários de ventilação mecânica sem comprometer a segurança do paciente”, explica o pesquisador, que iniciou o projeto em 2015. O SDVM pode ser acessado por qualquer dispositivo com acesso à internet.

O simulador é um grande aliado dos profissionais da saúde, que muitas vezes têm dúvidas ou se sentem inseguros na operação do ventilador mecânico, especialmente com o remanejamento de pessoal de diferentes setores das clínicas e hospitais para as áreas de terapia intensiva. Assim, o SDVM mostra-se um mecanismo eficiente de capacitação e formação rápida desses profissionais para o atendimento à população.

Simulação. Foto: Crefito.

A aceitação tem se demonstrado grande. Só em 2019, mais de 5 mil usuários acessaram o simulador, sendo a maioria do Brasil, mas também com acessos de países como Portugal, EUA e outros.

Melhorias devem ser realizadas no SDVM. Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências Médicas da UFSC, Tatiana está trabalhando na implementação de um Sistema Tutor Inteligente para o ensino e aprendizagem do assunto ventilação mecânica integrado ao simulador.

O que é ventilação mecânica?

É um método de suporte para o tratamento de pacientes com insuficiência respiratória aguda ou crônica agudizada. Pode ser invasiva ou não invasiva.  As indicações são várias: reanimação devido à parada cardiorrespiratória; insuficiência respiratória em razão de doença pulmonar intrínseca e hipoxemia; falência mecânica do aparelho respiratório; prevenção de complicações respiratórias; e redução do trabalho muscular respiratório e fadiga muscular.

Mais informações no perfil do projeto no Instagram.

Texto: Camila Collato/Comitê de Comunicação/UFSC Blumenau

Tags: Campus BlumenaucoronavírusUFSC