Projeto de extensão ‘Nascentes do Saí’ apresenta relatório parcial de diagnóstico socioambiental

31/03/2020 08:41

O projeto de extensão “Nascentes do Saí” divulgou nesta terça-feira, 31 de março, o relatório parcial de um estudo que visa apresentar um diagnóstico socioambiental da região do Distrito do Saí, localizado no município de São Francisco do Sul, no litoral Norte catarinense. A iniciativa surgiu a partir de um contrato firmado entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Prefeitura Municipal de São Francisco do Sul, para a elaboração de estudo técnico multidisciplinar.

> Confira o relatório parcial do projeto “Nascentes do Saí”

O estudo contempla o levantamento de espécies de animais e plantas, também aspectos físicos como a geologia, geomorfologia, climatologia e hidrologia, incluindo dados de vazão e da qualidade da água dos principais rios da região. Quanto aos aspectos sociais, está sendo estudada a economia, histórico de ocupação e sítios arqueológicos. A equipe do projeto entende que “o engajamento da comunidade local e a visão dos que ali vivem é de fundamental importância para a legitimidade do estudo”, por isso, também é conduzido um profundo processo de educação ambiental e governança, com os atores sociais parceiros do projeto.

Para desenvolver este trabalho com o rigor técnico e competência, participam da equipe cerca de 50 pessoas, entre professores e estudantes da UFSC e Univille, além de consultores externos. Dentre os produtos gerados estão os relatórios parciais e um relatório final, que contemplarão todo o diagnóstico realizado pela equipe. Em fevereiro de 2020, foi entregue à Secretaria de Meio Ambiente de São Francisco do Sul o primeiro relatório parcial do projeto, com os resultados preliminares obtidos em campo. Projeta-se que o estudo seja finalizado até o fim deste ano, com a apresentação e análises de todos os resultados obtidos durante a execução do projeto.

Mais informações:
Site: www.nascentesdosai.paginas.ufsc.br
Instagram: www.instagram.com/nascentesdosai
Facebook: www.facebook.com/nascentesdosai
E-mail: nascentesdosai@gmail.com

Tags: Nascentes do Saíprojeto de extensãoSão Francisco do SulUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina