Professor da UFSC Joinville participa de ação coletiva para produção de protetores faciais

31/03/2020 15:38

O professor Carlos Maurício Sacchelli, do campus de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), é um dos colaboradores em uma ação de esforços coletivos para produção de protetores faciais, coordenada pelo Fab Lab Joinville.

O produto que está sendo produzido, a máscara Face Shields é composta por três partes: um elástico, uma folha de acetato e uma estrutura de suporte. Esta última é produzida por meio de processo de manufatura aditiva (impressão 3D) onde cada estrutura leva em torno de três horas para ser impressa.

A impressão é realizada com equipamento do Laboratório de Inovação e Desenvolvimento de Produtos (LiD), do Campus de Joinville. O modelo de fabricação dos protetores foi desenvolvido em outros países, a partir da necessidade gerada pela pandemia, e aprovado pela Anvisa no Brasil.

Até o momento, o professor Sacchelli produziu 20 máscaras que foram destinadas à Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Joinville, juntamente com a produção dos demais colaboradores do Fab Lab, que somam mais de mil protetores faciais produzidos e já distribuídos.

Além de médicos e enfermeiros, os equipamentos de proteção individual estão sendo fornecidos a profissionais da área de segurança, como policiais e bombeiros, que também estarão trabalhando no atendimento à população nas próximas semanas.

O Fab Lab Joinville é uma associação sem fins lucrativos onde as pessoas compartilham ferramentas, máquinas e conhecimentos da cultura Maker e das novas tecnologias de produção. A instituição reúne pessoas de diferentes áreas do conhecimento com o objetivo de auxiliar no combate à epidemia da COVID-19. Estes esforços foram alinhados com as demandas da Secretaria de Saúde de Joinville. Os materiais utilizados na fabricação dos equipamentos foram doados por empresas da região e pela Associação Empresarial de Joinville (ACIJ).

Texto e fotos: Comunicação Institucional/UFSC Joinville

Tags: campus joinvilleCarlos Maurício Sacchellicoronavírusprotetores faciaisUFSC