UFSC na mídia: professor da Universidade identifica espécie de medusa gigante em Florianópolis

20/02/2020 09:04

Um visitante chamou a atenção dos banhistas na Ilha do Campeche na última semana. Um exemplar da maior medusa presente na costa brasileira, a espécie Drymonema gorgo, foi avistada no local na manhã da última sexta-feira, dia 14 de fevereiro.

De acordo com professor Alberto Lindner, responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), esta foi a maior medusa observada nesta temporada do verão catarinense. Segundo ele, a espécie foi descrita por Fritz Müller há 137 anos, com base em observações realizadas em Florianópolis entre 1857 e 1861.

Conforme o “World Atlas of Jellyfish”, de Gerhard Jarms e André Morandini, a Drymonema gorgo pode chegar a um metro de diâmetro e se alimenta de medusas menores. O registro fotográfico foi em Florianópolis feito por Eduardo Rocha Fritzen e encaminhado pelo aluno de Lindner, Ruan Luz, do Instituto Ilha do Campeche.

> NSC Total: Medusa gigante rara é vista na Ilha do Campeche, em Florianópolis
> ND+: Medusa gigante é vista em Florianópolis após 150 anos; vídeo

Tags: Alberto LindnerDrymonema gorgoIlha do CampecheLaboratório de Biodiversidade Marinhamedusa giganteUFSC na mídia