UFSC dá boas-vindas a estudantes estrangeiros

28/02/2020 16:39

As estudantes italianas Elena (E) e Federica vão fazer estágio no Hospital Universitário. Fotos: Caetano Machado/Agecom

A Secretaria de Relações Internacionais (Sinter) realizou nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, uma solenidade de boas-vindas aos alunos estrangeiros que vão estudar na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) no primeiro semestre. A recepção aos calouros incluiu orientações práticas sobre as rotinas na Universidade, tais como acesso ao Restaurante Universitário e o que fazer em caso de ficar doente. Também foram abordadas as oportunidades de aprendizado da língua portuguesa e disciplina oferecida em inglês. Neste semestre, a UFSC está recebendo 154 alunos internacionais de 29 países.

O secretário de Relações Internacionais, Lincoln Fernandes, deu as boas-vindas aos estudantes e agradeceu por terem escolhido a UFSC para esse intercâmbio. Os alunos assistiram ao vídeo institucional dos 60 anos da Universidade, que serão comemorados em dezembro. A secretária de Ações Afirmativas e Diversidades, Francis Vieira Tourinho, saudou todas, todos e “todxs”, reafirmando que a UFSC acolhe todas as diversidades. “Aproveitem a Ilha da Magia”, disse Francis.

O pró-reitor de Extensão, Rogério Cid Bastos, falou em nome dos pró-reitores e convidou os alunos a tirarem proveito da experiência. “Essa convivência faz uma sociedade melhor, um mundo melhor”, disse Bastos.

A vice-reitora, professora Alacoque Lorenzini Erdmann, destacou o caráter multicampi da UFSC e relacionou laboratórios e linhas de pesquisa em que a Universidade assumiu posição de destaque. Ela exortou os alunos estrangeiros a conhecerem as diversidades culturais do Estado. “Desejamos que a estada nessa universidade seja uma experiência ímpar e importante na formação de vocês”.

Em seguida, o diretor de Relações Internacionais, Diogo Robl, anunciou as delegações dos 29 países e solicitou que os estudantes se apresentassem. Após a pausa para o café, os alunos conheceram membros da equipe de técnicos da Sinter, que se colocaram à disposição para orientá-los nesse período de intercâmbio.

A professora Raquel D’Ely deu informações sobre o curso extracurricular de português para estrangeiros e o professor Marcos Bosquetti apresentou a disciplina “Cross-cultural communications & leadership”, ministrada em inglês. A equipe de competição Ampera Racing, que desenvolve veículos elétricos de alto desempenho, apresentou seu projeto aos estudantes e convidou-os a participarem. A solenidade se encerrou com uma apresentação de capoeira pelo grupo Ajagunã de Palmares.

Nova cultura

O estudante canadense Emilien Schoeb vai cursar um semestre de intercâmbio junto ao curso de Engenharia Mecânica da UFSC. Ele estuda Engenharia na Universidade de Tecnologia Superior, em Montreal. Por aqui, vai cursar disciplinas nas áreas de robótica, mecanismos e usinagem. Ele viu no intercâmbio uma oportunidade de viajar e estudar. “É uma maneira de aprender mais sobre uma nova cultura, um idioma novo”, diz Emilien.

As colegas Federica Varner e Elena Sofia estudam medicina na Università Degli Studi di Ferrara, no norte da Itália. Elas vão passar dois meses em um estágio em cirurgia no Hospital Universitário. Federica tinha opção de fazer intercâmbio em Curitiba e São Paulo, mas escolheu Florianópolis. Ela diz que a proximidade do mar influenciou na sua escolha. “É uma experiência para conhecer outra cultura”, diz Federica. “É um belo Estado”, concorda Elena.

Luís Carlos Ferrari / Agecom / UFSC

Tags: Estudantes EstrangeirossinterUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina