Pró-Reitoria de Pesquisa publica indicadores de pesquisa referentes a 2019
A Pró-Reitoria de Pesquisa da UFSC (Propesq) publicou os indicadores de pesquisa de 2019 e o levantamento aponta que a pesquisa cresceu na instituição, em relação a 2018. Foram 3.218 projetos de pesquisa em 2019 (eram 2.785 em 2018) e o houve um aumento de R$ 52 milhões em financiamento de pesquisas – 458 projetos receberam R$ 477,6 milhões em recursos.
A Propesq ressalta que há possibilidade de alguns dados estarem subestimados: os dados de produção científica, por exemplo, apontam 2.304 publicações em anais de eventos e 3.498 artigos publicados em periódicos. Entretanto, os números reais possivelmente são maiores, pois as informações são importadas da plataforma Lattes, e dependem da atualização de currículos.
A UFSC foi a instituição brasileira de ensino superior mais bem colocada no critério ‘citações’, de acordo com o ranking internacional de universidades do Times Higher Education (THE), divulgado em setembro.
Na última versão dos rankings de universidades, a UFSC acumulou bons colocações nas listas gerais e também no âmbito de produção científica. No RUF (Ranking Universitário Folha), a UFSC manteve a 8ª colocação no quesito pesquisa, posição que também vale para o número de publicações e citações. Em 2019 a Times Higher Education considerou a UFSC a 18ª universidade do país no quesito ‘pesquisa’, subindo duas colocações.
O CWTS Leiden (ranking anual global da universidade baseado exclusivamente em indicadores bibliométricos compilados pelo Centro de Estudos de Ciência e Tecnologia da Universidade de Leiden, na Holanda) aponta o mesmo que o RUF, no que diz respeito ao número de publicações, com a UFSC na 8ª posição, mas aponta dados mais precisos com relação ao impacto das publicações, pois calcula o número de publicações da universidade com relação aos 10% das melhores. Nesse sentido a UFSC conseguiu emplacar 172 publicações (6,6%), oito a mais do que no ano anterior, quando liderou o ranking de porcentagem, apresentado 6,8%.