Cervejaria Escola oferece cursos de extensão em Blumenau

13/02/2020 18:02

A Cervejaria Escola da UFSC Blumenau, coordenada pelo professor Alfredo Muxel, está com inscrições abertas para dois cursos na área de análise sensorial de cervejas, nos níveis iniciante e avançado. Os cursos são gratuitos e abertos à comunidade. Os participantes devem ter 18 anos ou mais. Ao todo são 20 vagas para cada turma, e haverá lista de espera.

De acordo com o Anuário da Cerveja no Brasil (2018), publicado pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa) o setor segue em alta no país. A concentração de cervejarias ainda se localiza no eixo Sul-Sudeste, sendo que MG, SP, RS, SC, PR e RJ juntos têm mais de 90% dos registros de produtos de cerveja e chope. No ranking percentual de crescimento dos registros de cervejarias, Santa Catarina ocupa a 4ª posição, sendo a cidade de Blumenau a 7ª no Brasil.

Para mais informações, programa dos cursos e inscrições veja os links abaixo:

4ª Edição do Curso de Análise e Avaliação Sensorial de Cerveja (iniciante)

Descrição: O curso é voltado aos entusiastas das cervejas artesanais que queiram aprender a reconhecer as características sensoriais de diferentes estilos de cerveja.

Realização: dias 27, 28 de fevereiro e 2 de março, das 18h às 22h

Local: Laboratório de Química Inorgânica (LABQUI), Bloco B

Inscrições: de 13 a 22 de fevereiro, pelo formulário.

 

Curso avançado de Análise Sensorial: Flavor e Off-Flavors de Cerveja

Descrição: Este curso busca desenvolver no participante habilidades avançadas de degustação de cerveja e identificação de flavors e off-flavors (defeitos sensoriais), através do treinamento, por meio da utilização de padrões analíticos, em diferentes concentrações. O profissional treinado, através dos defeitos sensoriais, pode detectar falhas no processo de produção da cerveja e, adicionalmente, corrigi-los e eliminá-los do processo.

Realização: dias 3 e 5 de março, das 18h às 22h

Local: Laboratório de Química Inorgânica (LABQUI), Bloco B

Inscrições: de 14 a 24 de fevereiro, pelo formulário.

(Camila Collato/Comitê de Comunicação UFSC Blumenau, com informações MAPA)

Tags: Campus Blumenaucurso de extensãoUFSCUniversidade Federal de Santa Catarina