Consulta pública do Plano de Desenvolvimento Institucional termina neste sábado, dia 2

01/11/2019 11:28

A consulta pública para o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2020-2024 da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) segue aberta para contribuições até este sábado, dia 2 de novembro. A consulta pública é um mecanismo de publicidade e transparência que permite a participação da comunidade universitária e da sociedade no processo de elaboração coletiva do planejamento estratégico da Universidade. O PDI também será utilizado no recredenciamento da UFSC junto ao Ministério da Educação (MEC), cuja abertura está prevista para o ano de 2020.

Aprovada por unanimidade, a minuta do Plano está disponível para donwload no site pdi.ufsc.br. Já por meio do portal Participa.br, uma ferramenta de contribuição desenvolvida pelo Governo Federal, a comunidade universitária pode realizar o envio de considerações e sugestões sobre o Plano.

Para ter acesso, o usuário deve entrar neste link e fazer uma conta no site. Após o preenchimento de um formulário online, será enviado um código de ativação de conta para a conclusão do cadastro. Na página da consulta pública do Plano, ao lado de cada parágrafo do corpo de texto, há um marcador que, ao ser clicado, possibilita a inserção de um comentário referente ao trecho selecionado.

> Clique AQUI para participar da consulta pública

O documento referente ao período 2020-2024 é dividido em capítulos que abordam o perfil da instituição, o projeto pedagógico institucional, a organização administrativa, a organização didático-pedagógica, a relação entre universidade e sociedade, a comunidade universitária e a gestão, além de apresentar indicadores de desempenho e iniciativas estratégicas.

O Plano é um instrumento obrigatório de gestão que norteia o caminho a ser seguido pela universidade em um período de cinco anos. Exigido pelo MEC, trata-se de um documento que “identifica a Instituição de Ensino Superior (IES) no que diz respeito à sua filosofia de trabalho, à missão a que se propõe, às diretrizes pedagógicas que orientam suas ações, à sua estrutura organizacional e às atividades que desenvolve e/ou pretende desenvolver”. É utilizado pelo MEC também para avaliação da instituição e seus cursos.

A elaboração do Plano

O documento inicial do PDI referente ao período de 2020 a 2024 foi elaborado por uma comissão, constituída em dezembro de 2018 pela Portaria Nº 2613/GR e formada por representantes do Gabinete da Reitoria, de todas as Pró-Reitorias, Secretarias, Comissões Permanentes, representações dos estudantes, dos técnicos-administrativos, dos Centros de Ensino, Campi e Hospital Universitário (HU).

O texto traz uma série de inovações em sua estrutura. Para definir a nova metodologia a ser utilizada, estudou-se o processo empregado em oito universidades públicas brasileiras, cinco universidades latino-americanas, nas três melhores universidades norte-americanas e nas quatro melhores da Europa, além de marcos legais e outras informações.

O PDI recebeu contribuições de todos os setores da Universidade. Essas sugestões foram revisadas e consolidadas pela equipe do Departamento de Planejamento e Gestão da Informação (DPGI/Seplan) e, posteriormente, foram encaminhadas para a apreciação dos setores, antes de serem devolvidas à Seplan para finalização e disponibilização para consulta pública.

A elaboração contou com a participação de 36 unidades, sendo 26 administrativas e 10 acadêmicas. Neste ano, 27 reuniões foram promovidas para debater o Plano. Ao todo, foram registradas 2.126 contribuições, sendo que 1.710 foram aprovadas integralmente, 14 aprovadas parcialmente, 160 realocadas e 242 não aprovadas.

Após discussões envolvendo toda a comunidade universitária, este documento será aprimorado e encaminhado ao Conselho Universitário (CUn) para análise e apreciação. A previsão é que o Conselho receba a versão final do PDI no dia 27 de novembro. Por fim, a aprovação e a publicação de resolução específica deve ocorrer até o fim do ano de 2019.

Maykon Oliveira/Jornalista da Agecom/UFSC

Tags: comunidade universitáriaConsulta à comunidade universitáriaconsulta públicaPDIplano de desenvolvimento institucionalUFSC