Lançamento de coletânea luso-brasileira ocorre dia 14 na UFSC

08/11/2019 13:35

Na quinta-feira, 14 de novembro, às 17h30min, ocorre o lançamento do livro “Gêmeas Imperfeitas: as repúblicas do Brasil e de Portugal – unidas no ideal e diferenciadas nas práticas“, coletânea de textos que é resultado de uma parceria luso-brasileira entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) e a Universidade Aberta de Lisboa. O evento gratuito e aberto ao público ocorrerá na Sala 323 do Bloco B do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH/UFSC). O livro será lançado pela editora Edições do Bosque, vinculada ao CFH. O lançamento contará com as presenças dos três organizadores da obra: os professores Rogério Luiz de Souza (UFSC), Norberto Dallabrida (Udesc) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta de Lisboa). A partir das 16h, no mesmo local, o professor José Eduardo Franco ministrará a palestra “República, Religião e Ciência”.

Sobre o livro

A coletânea tem artigos de mais de 20 autores, organizados em cinco seções que contemplam várias dimensões do fenômeno republicano nos dois países: “Política e Religião”; “Intelectuais, Literatura e História”; “Educação e Sociedade”; “Ordens religiosas e o caso singular dos jesuítas”; e “Cultura, Patrimônio e Capital Simbólico”.

Segundo os organizadores, os textos lançam olhares plurais sobre as primeiras experiências republicanas no Brasil e em Portugal. “A obra busca analisar diversos aspectos da ação política dos dois regimes republicanos e compreender por que tiveram práticas diferentes”, afirmam os professores.

Mais informações

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail .

Com informações da Assessoria de Comunicação da Udesc

Tags: CFHlançamento de livroUDESCUFSC